18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebe Prêmio Nacional em Saúde

São Carlos recebe Prêmio Nacional em Saúde

02/05/2012 21h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe Prêmio Nacional em Saúde

Representantes da terceira idade que integram o Projeto “Vida e Movimento” ficaram com o 10º lugar do Prêmio Victor Valla, competição nacional de Educação Popular em Saúde, na categoria Narrativas e Relatos.

 

O trabalho “A Arte Integrando Vidas” enviado ao concurso tem como base as ações desenvolvidas no Centro Comunitário de Santa Eudóxia, mantido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, com idosos da comunidade. O Projeto “Vida e Movimento”, coordenado por Nilva Rodolfo Rodrigues, também é realizado em espaços, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Santa Felícia, Campus 2 da Fundação Educacional São Carlos (Fesc), na Vila Prado e no Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla.

De acordo com a coordenadora do projeto, foram classificadas 10 experiências por categoria, sendo que esses receberão menções honrosas.

“O trabalho que enviamos foi um dos selecionados à premiação, alcançando o 10° lugar. Concorriam ao prêmio todos os estados do Brasil, sendo que nesta categoria foi a única premiação no estado de São Paulo, destinada à Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com o trabalho A Arte Integrando Vidas”, explica.

O objetivo do Prêmio Victor Valla é contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde que, democrática e dialogicamente, desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde fortalecendo a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS).

O prêmio se divide em quatro categorias: textos artísticos, produções audiovisuais e musicais e pesquisas e sistematizações.

“Acredito que este trabalho divulga e valoriza São Carlos e o distrito de Santa Eudóxia. São relatos de experiências reais vividas pela população, envolvendo a preocupação com a saúde”, ressalta.

Victor Vincent Valla (1937-2009) foi pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, e responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde. Valla deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x