19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos registra 10,5 mil pessoas faltosas da 2ª dose da vacina

São Carlos registra 10,5 mil pessoas faltosas da 2ª dose da vacina

Contrapõe aos faltosos a vacinação de 108,10% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose e 56,46% com o ciclo completo

15/09/2021 12h41 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
São Carlos registra 10,5 mil pessoas faltosas da 2ª dose da vacina Foto: Divulgação
Reportagem: Hever Costa Lima

A Prefeitura de São Carlos (SP) por meio do Relatório Analítico de Faltosos da Vacivida, que registra o número de que não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, informa que 10.522 pessoas não completaram o ciclo vacinal.

Desse total, 6.165 deixaram de receber a Coronavac, 4.194 a Astrazenca e 162 a Pfizer. O maior número dos faltosos é da faixa etária entre 20 e 29 anos com 4.091 pessoas. Outro grupo representativo está entre 50 e 59 anos, são 2.937 pessoas que ainda não buscaram a segunda dose da vacina.

A maioria, ao ser abordado pelo serviço de busca ativa da Vigilância Epidemiológica, não informou o motivo da falta.

CONTRAPONTO – O dado a ser comemorado pela Prefeitura é o avanço na vacinação com 108,10% da população acima de 18 anos imunizada com a primeira dose e 56,46% com o ciclo completo. Os dados são de quinta-feira, 9, última atualização da Prefeitura.

Já foram aplicadas 289.428 doses desde janeiro de 2021. Quando a estatística tem como base a população geral da cidade estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 254.484 habitantes, a porcentagem diminuiu para 82,40% com a primeira e – 43,04% com a segunda dose.

No estado, segundo o site Vacinômetro, atualizado nesta terça-feira, 14, já são 97,33% da população adulta acima de 18 anos vacinada com a primeira e 61,16% com a segunda dose.

A Prefeitura continua a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais e aplicação da segunda dose de todos os imunizantes, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação da terceira dose, chamada dose de reforço, em idosos com 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há 6 meses.

Para receber qualquer uma da dose, inclusive a terceira dose, é necessário fazer o agendamento no site http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila. Os idosos não precisam fazer novo cadastro no site Vacina Já para a dose adicional, bastando comparecer com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses e documento pessoal com foto e CPF, mesmos documentos exigidos para quem vai receber a segunda dose.

A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, ressalta que a medida deve atender 800 idosos nessa faixa etária que pelo menos há seis meses receberam a segunda dose de qualquer imunizante. “Independente se o idoso recebeu as duas doses da Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer, agora precisa tomar a dose de reforço. A dose adicional aplicada será da Coronavac”.

Crisleine garantiu, ainda, que o município também possui doses da Astrazeneca e Pfizer. “Não usamos a reserva técnica para antecipar a primeira dose, por isso, podemos garantir a aplicação dos imunizantes em segunda dose”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x