24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos se prepara para receber o maior evento de Ciência da América Latina

São Carlos se prepara para receber o maior evento de Ciência da América Latina

03/06/2015 08h07 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
São Carlos se prepara para receber o maior evento de Ciência da América Latina

A cidade de São Carlos receberá entre os dias 12 e 18 de julho o maior evento de Ciência da América Latina, a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Neste ano, o tema será “Luz, Ciência e Ação” em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015. 

A reunião em São Carlos – denominada de ‘Capital da Tecnologia’ – criou uma grande expectativa, considerando o fato de a cidade ser sede de duas grandes universidades, UFSCar e Universidade de São Paulo (USP), duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dois parques tecnológicos e diversas empresas de base tecnológica. “Quando incluímos ‘ação’ no tema da reunião, estávamos pensando especialmente na inovação que é tão presente em São Carlos. Essa reunião certamente terá um grande diferencial, já que, em São Carlos, inovação e empreendedorismo não são apenas palavras, metas, mas sim uma realidade. Nós vamos, assim, poder mostrar ao País e, também, internacionalmente, essa realidade, os caminhos seguidos até aqui e, em suma, como a universidade brasileira vem cumprindo seu papel no desenvolvimento do nosso País”, declarou a presidente da SBPC, Professora Doutora Helena Bonciani Nader.

No evento são esperadas 10 mil pessoas por dia e também é uma forma da SBPC realizar uma prestação de contas sobre o que de melhor tem na Ciência do país. “É um showroom do que tem de melhor na ciência brasileira, em todas as áreas de conhecimento, alem de discutir a política científica e educacional”, observou Helena. 

Para a UFSCar, realizar a Reunião Anual da SBPC é um desafio, ainda mais no ano de comemoração dos 45 anos da universidade. “Realizar a Reunião Anual da SBPC será um grande desafio, mas não haveria melhor comemoração para os 45 anos da universidade pela importância do evento. Será uma oportunidade para que possamos mostrar ao país o papel de nossas universidades. Nossa expectativa é que trabalhemos em conjunto e, com a colaboração também das nossas comunidades, possamos ter, em julho de 2015, uma bela vitrine de São Carlos para todo o Brasil”, disse o vice-reitor da UFSCar, Professor Doutor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira.

A professora destaca que no Brasil não existe a cultura de se investir em pesquisa. “Investe-se pouco no Brasil em ciência e é preocupante quando sinaliza um momento de cortes, principalmente na educação e ciência. Essas duas áreas deveriam ter sido poupadas, pois sinaliza errado ao passar para o setor privado essa ideia de não investir”, analisou. 

Apesar de São Carlos ser a cidade que tem mais doutores por m², Helena acredita que no Brasil ainda é necessário formar mais doutores. “O Brasil hoje precisa formar doutores, pois está aquém de cientistas, doutores e engenheiros, abaixo da média”, apontou a professora. 

Durante a 67ª Reunião Anual, estarão presentes diversas autoridades, como os ministros da Ciência e Tecnologia e da Educação, Aldo Rebelo e Renato Janine Ribeiro, respectivamente; Carlos Afonso Nobre, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Hernan Chaimovich e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros. 

REUNIÃO ANUAL

A SBPC, criada em 1948, é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, mais de 100 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento são associadas à SBPC, que conta com cerca de 5 mil sócios ativos.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para tanto, além da programação científica – composta por simpósios, mesas-redondas, conferências, minicursos, encontros, assembleias, sessões especiais e comunicações científicas em sessões de pôsteres –, o evento tem também atividades reunidas em programações paralelas intituladas SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C, além de programações específicas para cada região, como, por exemplo, a SBPC Indígena, que foi realizada pela primeira vez na última reunião, no Acre, e voltará a acontecer na UFSCar. 

Os números dessas diferentes atividades impressionam. Na 65ª Reunião Anual, que aconteceu em Recife e é considerada a maior edição do evento, foram 23 mil inscritos, 87 mesas-redondas, 82 conferências, 60 minicursos e quase 5 mil pôsteres apresentados.

São Carlos será a segunda cidade de São Paulo, com exceção da capital, a receber o evento. “Campinas sediou duas edições. Sendo a 1ª e a 60ª edição, essa última, comemorando os 60 anos da entidade”, lembrou Helena Nader.


Sessão de pôsteres reunirá 2.902 trabalhos

Resumos dos trabalhos apresentados serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de novembro deste ano.

A sessão de pôsteres da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), contará com 2.902 trabalhos este ano.  A atividade será desenvolvida entre 13 e 17 de julho.

Do total, 1.698 trabalhos são relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e profissionalizante. 

Também serão expostos 1.068 trabalhos encaminhados por 69 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), atividade destinada à integração dos jovens cientistas de todo o Brasil. 

Serão também apresentados 136 trabalhos submetidos por estudantes do ensino médio regular ou profissionalizante.  

A sessão de pôsteres abre espaço para investigações já concluídas por professores, pesquisadores e estudantes de ensino médio regular ou profissionalizante, de graduação e pós-graduação, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, Letras e Linguística. 

Os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de novembro deste ano.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x