24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos tem 107 respiradores distribuídos na rede pública e privada

São Carlos tem 107 respiradores distribuídos na rede pública e privada

21/05/2020 07h32 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem 107 respiradores distribuídos na rede pública e privada Foto: Reprodução

99 respiradores estão registrados no Ministério da Saúde, e 8 estão sendo pagos com recursos do município pelo uso

Atualmente o município de São Carlos tem 107 respiradores distribuídos na rede pública e privada, mas somente 93% (99) do total de respiradores estão registrados para uso em emergência, de acordo com os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Trata-se do cadastro oficial do Ministério da Saúde (MS) no tocante à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, com convênio SUS ou não.
Portanto, São Carlos ainda conta com mais 8 respiradores, totalizando 107, para uso em caso de emergência nos casos do novo coronavírus, mas o uso desses respiradores está sendo pago com recursos do município, segundo informações do secretário de Saúde, Marcos Palermo. Eles precisam ser registrados no Ministério da Saúde para que possam receber recursos do Governo Federal, complementa Palermo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou também que os respiradores estão distribuídos nos seguintes locais da rede pública e privada:

Unidade de Saúde Quantidade de respiradores
Hospital Universitário (HU-UFSCar) 17
Santa Casa de São Carlos 56
UNIMED 19
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 8
Unidade Pronto Atendimento (UPA) Santa Felícia 1
Vila Prado 1 e mais 1 reserva
Aracy 1
Unidade Saúde Escola (USE-UFSCar) 3
Total de respiradores 107

Os 56 respiradores da Santa Casa estão distribuídos nos seguintes locais:

Local Quantidade de respiradores
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto 10
Coronariana 10
Infantil 10
Covid-19 8
Sala vermelha 2
Sala amarela 6
Centro cirúrgico 10 (exclusivos para sala cirúrgica)
Total de respiradores 56

O aparelho é essencial para tratar casos graves e muito graves da doença, e é utilizado quando o pulmão do paciente está muito comprometido, ele não consegue respirar por conta própria.
Já a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos da Santa Casa para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19), é de 37,5%. Dos 8 leitos de UTI, 3 estão ocupados, de acordo com o boletim divulgado ontem (20) pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos.
Mais 10 leitos de UTI para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus foram inaugurados, no dia 15 de maio, no Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), e assim aumentou para 18 a quantidade de leitos UTI Covid-19 no município de São Carlos.
De acordo com a Gerente Assistencial do HU-UFSCar, Valéria Cristina Gabassa, os leitos estão todos equipados e preparados para receber pacientes para tratamento do novo coronavírus, e no momento não tem nenhum paciente internado na nova ala. Mas, os leitos estão à disposição do município e da microrregião de São Carlos composta por Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira.
Já o Norden Hospital informou a nossa reportagem que alguns dos leitos do hospital podem ser convertidos para semi-intensivo, mas não são dedicados ao novo coronavírus e não podem ser contados como leitos de UTI disponíveis na cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x