26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos tem multirão contra dengue

São Carlos tem multirão contra dengue

26/11/2011 10h17 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem multirão contra dengue

Foi realizado na sexta-feira (25), um ‘arrastão’ contra a dengue em todo o Estado deSão Paulocom o objetivo de alertar e orientar a população e evitar que a doença volte com força no verão.

Em todo o Estado foram desenvolvidas açõescomopanfletagens, pedágios, teatros, oficinas, palestras e outras atividades para prevenir a proliferação do mosquito transmissor.

EmSão Carloshá o projeto “Multirão Cidade Limpa”, que é uma ação conjunta entre várias secretarias da cidade que visa itensificar o combate à doença. “São quatro caminhões e 24 pessoas que recolhem de quintais, terrenos baldios e locais desabitados todo o tipo de material insersível, como latas, frascos, garrafas, plásticos, entulhos e pneus velhos, que poderia se transformar num possível criadouro”, relata a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edel Zóia.

A secretaria de Saúde faz o recolhimento dos materiais; A de Educação faz a orientação nas escolas; a de Obras faz melhorias na estrutura da cidade, como a operação “Tapa-Buracos”; a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia faz o incentivo a coleta seletiva. “Ou seja, é um conjunto de ações para fazer essa prevenção”, afirma Edel.

Prevenção essa que é justamente o motivo do multirão começar no início de dezembro. “Procuramos intensificar a partir de dezembro e o multirão se alastra durante 6 meses, justamente para pegar antes do periodo de transmissão dos casos”, diz a chefe da Vigilância Epidemiológica. Itensificar porque durante o ano inteiro são desenvolvidas ações em combate ao mosquito.

Um balanço da Secretaria aponta que o número de casos de dengue de janeiro a novembro deste ano foi de 124 casos, sendo 66 de origem autóctone (adquirido na própria cidade) e 58 importados. Número inferior ao registrado no mesmo período de 2010.EmSão Carlos, maior incidência dos casos de Dengue acontecem nos meses de março, abril e maio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x