28 de Janeiro de 2022

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saúde começa a vacinar com dose de reforço toda população acima de 18 anos

Saúde começa a vacinar com dose de reforço toda população acima de 18 anos

97,5% dos moradores com 18 anos ou mais já receberam ao menos uma dose da vacina

27/11/2021 11h17 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Saúde começa a vacinar com dose de reforço toda população acima de 18 anos Foto: Divulgação

Seguindo a definição do Ministério da Saúde divulgada no dia 16 de noembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Descalvado vai ampliar a vacinação contra a Covid-19, por meio da dose de reforço, para toda a população com idade acima dos 18 anos. Até então, o Ministério da Saúde havia liberado as doses de reforço apenas para idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.

A aplicação da dose de reforço para o novo público começou ontem, sexta-feira (19) e conta com um plantão especial no sábado (20), no Centro de Saúde, no horário compreendido entre as 13h e 17h. Para receber a dose de reforço, será necessário respeitar o intervalo de cinco meses após a aplicação da segunda dose, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.

Além disso, é obrigatório a apresentação de um documento original com foto, do CPF e do Cartão Municipal de Saúde, bem como o comprovante de vacinação das duas primeiras doses. Vale ressaltar que a dose de reforço (ou 3ª dose) é indicada somente para os munícipes que foram imunizados com as vacinas Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca/Oxford.

“É inegável os avanços que tivemos no combate à pandemia depois da imunização da nossa população. Agora, estamos avançando para a aplicação da dose de reforço para todos os adultos acima de 18 anos, o que aumentará a eficiência na imunização e manterá o nível de contágio nos patamares atuais”, afirmou o Secretário de Saúde, Wander Boneli.

Em Descalvado, 97,5% dos moradores com 18 anos ou mais já receberam ao menos uma dose da vacina, e 80% desse público está com o calendário de imunização completo (com duas doses ou dose única).

Medidas de proteção devem ser mantidas nas festas de fim de ano

Apesar dos índices de contágio no munícipio estarem nos níveis mais baixos do ano, e a campanha de vacinação seguir em ritmo satisfatório, a preocupação das autoridades sanitárias de Descalvado agora se voltam ao período das festividades de final de ano. No início de 2021, logo após as festas de natal e ano novo, o número de casos disparou, e é importante relembrar que a vacina não impede a contaminação, apenas a gravidade da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, é importante que toda a população continue respeitando e mantendo todas as medidas de proteção também nas festividades de final de ano. O uso da máscara e do álcool em gel, o não compartilhamento de itens e objetos domésticos como copos, pratos ou talheres, por exemplo, e o respeito ao distanciamento social, ainda são os meios mais seguros de evitar o contágio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x