20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saúde imuniza pessoas com deficiências e comorbidades

Saúde imuniza pessoas com deficiências e comorbidades

Vacinação para gestantes e puérperas acima de 18 anos que tenham comorbidades começa nesta terça-feira

18/05/2021 10h26 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Saúde imuniza pessoas com deficiências e comorbidades Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibaté (SP)

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté inicia nesta terça-feira (18) a vacinação contra Covid-19 para mulheres gestantes e puérperas acima de 18 anos que tenham comorbidades. A vacinação para este grupo havia sido suspendida pelo Governo do Estado, na semana passada.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, conta que Ibaté recebeu mais 350 doses da Coronavac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório Sinovac, para vacinação deste público.

Além das gestantes e puérperas, também as vacinas recebidas também serviram para aplicação da segunda dose em pessoas com 64 anos que já tomaram a primeira dose.

“Lembramos que no ato da vacinação, as pessoas com comorbidades, além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço atualizado, devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica”, afirma a secretária.

Elaine ressalta que as pessoas com deficiência física permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 50 a 59 anos, pacientes com Síndrome de Down [de 18 a 59 anos de idade] e transplantados que utilizam imunossupressores, também continuam recebendo a imunização.

Ela lembra que os pacientes em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva), com idade entre 50 e 59 anos, continuam sendo vacinados no próprio local onde realizam o tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté também prossegue a aplicação da primeira dose nas pessoas com 60 anos ou mais. “Ibaté segue o cronograma do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, tendo como base as doses de vacina encaminhadas pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araraquara”, explica Elaine.

As doses seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Confira quem pode se vacinar:

– Mulheres gestantes e puérperas acima de 18 anos com comorbidades

– Idosos de 64 anos (segunda dose da Coronavac)

– Pessoas com 50 anos ou mais com comorbidades

– Pessoas com síndrome de Down, acima de 18 anos

– Pessoas com deficiência física permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 50 a 59 anos

– Transplantados

– Pessoas com HIV com 50 a 59 anos

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

Doenças Cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas no adulto

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão arterial resistente (HAR)

Hipertensão arterial – estágio 3

Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

Doença Cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

Obesidade mórbida

Cirrose hepática

Covid-19/Ibaté

Saúde divulga Boletim Consolidado da 72ª Semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica e do Gabinete de Prevenção e Monitoramento do coronavírus, divulgou nesta segunda-feira, 17, o Boletim Epidemiológico Consolidado da 72ª Semana sobre a situação da Covid-19, em Ibaté.

Até sábado, dia 15, dos 2.972 casos confirmados, o município registrava 58 casos ativos da doença, representando 1,95% do total. No período de 9 a 15 de maio, Ibaté registrou 85 casos confirmados de Covid-19. O registro representa aumento de 23 casos em relação à semana anterior.

Os dados também apontam que 2.839 pacientes já se recuperaram totalmente da doença, ou seja, 95,52%. A taxa de letalidade – relação entre os números de óbitos e o de casos diagnosticados – caiu para 2,52%, com 75 mortes no total, registradas até o dia 15 de maio.

Desde o registro do primeiro caso na cidade – em abril de 2020 – até o último sábado, a cidade registrava um total de 5.223 casos negativados (63,52%) e 0,34% aguardavam resultados de exames.

Entre os bairros, o Jardim Cruzado continua registrando o maior número de casos pela doença (713), seguido pelo Jardim Icaraí (387), Conjunto Habitacional Popular (339), Jardim Mariana (316), Centro (175), Jardim América (155), Vila Santa Terezinha (147), Antônio Moreira (121), Domingos Valério (78), São Benedito (78), Encanto do Planalto (75), Vila Bandeirantes (57), Jardim Menzani (52), Jardim do Bosque (49), Jardim Nossa Senhora Aparecida (42), Vila Tamoio (41), Jardim Primavera (27), Residencial José Giro (18), Residencial Mariana (15), Esfér (13), Residencial Jequitibá (9), Distrito Industrial (5), Banco da Terra (13) e Zona Rural (21). Outros Municípios (26).

O próximo relatório consolidado de casos em Ibaté será divulgado na próxima segunda-feira, 22 de maio. Diariamente, a Prefeitura publica em seu site (www.ibate.sp.gov.br), um boletim atualizado da situação diária da doença no município.

COVID-19:

Ibaté registra 77ª morte pela doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou mais dois óbitos por Covid-19 no município, divulgado no Boletim Epidemiológico nº 422, desta segunda-feira (17).

O primeiro trata-se de uma mulher de 70 anos, sem histórico de comorbidade, que testou positivo para Covid-19, no dia 26 de março, sendo internada no dia 5 de abril, vindo a óbito nesta segunda-feira, 17.

O segundo trata-se de uma mulher de 67 anos, com histórico de comorbidade, que testou positivo no dia 10 de maio e estava internada desde o dia 13 de maio, vindo a óbito nesta segunda-feira, 17 de maio.

De acordo com o boletim diário desta segunda, Ibaté registra 2.986 casos positivos (sendo 2.872 recuperados; 26 casos em isolamento domiciliar; 11 pacientes em internação e 77 óbitos); 5.245 resultados de exames negativos; 49 pacientes aguardando resultados (todos em isolamento domiciliar).

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça o pedido para que todos continuem respeitando as medidas e protocolos sanitários. O isolamento social é a melhor forma de prevenir a disseminação do Coronavírus.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x