17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Seca provoca falta de água em São Carlos

Seca provoca falta de água em São Carlos

06/10/2011 12h25 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Seca provoca falta de água em São Carlos

Chuva não é suficiente para o aumento do nível dos mananciais de superfície  - Foto Paola MastrofranciscoO período de estiagem enfrentado pela cidade de São Carlos e outros municípios da região ocasionou baixa no nível dos mananciais do Ribeirão do Feijão e Monjolinho, ambos responsáveis por parte do abastecimento da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), o manancial do Ribeirão do Feijão está 8% abaixo do seu nível normal, enquanto o Rio Monjolinho está 6%.

Segundo Eduardo Cotrim, presidente do SAAE, essa baixa é preocupante.  “Devido ao baixo nível dos rios e ao aumento do consumo de água por parte da população graças ao tempo seco, temos encontrado dificuldade para captar as mesmas quantidades de água, o que ocasionou falta de água nos pontos mais altos da cidade, como ocorreu no bairro Santa Felícia”, explica.

Os mananciais de superfície são responsáveis por 49% do abastecimento de água da cidade, sendo a captação do Feijão responsável por 29% do abastecimento e a captação do Espraiado, que capta água do Rio Monjolinho, responsável por 20%. “O trabalho de captação de água desses mananciais não é simples e portanto a população deve estar atenta para evitar o desperdício”, afirma Cotrim.

Os outros 51% do abastecimento ocorrem através de 25 poços profundos que buscam água diretamente do Aquífero Guarani, considerado a segunda maior reserva de água doce do mundo. “Para compensar a diminuição da produção de água através dos mananciais superficiais e suprir o consumo acima do normal, uma maior quantidade de água é bombeada dos poços profundos, evitando a interrupção no abastecimento na maior parte da cidade, mas algumas pessoas acabam afetadas pelo desabastecimento”, relata o presidente do SAAE.

Devido ao longo período de funcionamento dessas bombas, o gasto de energia elétrica é maior, o que sobrecarrega o Aquífero Guarani, que já está sendo utilizado acima de sua capacidade de recarga. Portanto, para evitar problemas relacionados ao abastacimento, seria prudente evitar o uso excessivo de água e dessa maneira também poupar o aquífero.

CONSUMO – Devido ao tempo seco e às altas temperaturas observadas nos últimos dias, foi registrado um aumento de 12% no consumo de água da população de São Carlos. “Nós aconselhamos a população a fazer o uso consciente da água, ou seja, tentar utilizá-la para os fins mais nobres possíveis”, comenta Cotrim.

Para isso é recomendado evitar lavar calçadas e carros e reduzir o tempo e número de banhos. “Fazemos esse alerta pois as chuvas do final de semana passado e do final da tarde de ontem ainda não foram suficientes para aumentar o nível dos rios e nem conseguir recuperar o abastecimento em alguns pontos da cidade”, finaliza Cotrim. (Paola Mastrofrancisco) {jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x