26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Secretário Caco Colenci vê aperfeiçoamentos na atual legislação orçamentária

Secretário Caco Colenci vê aperfeiçoamentos na atual legislação orçamentária

13/11/2019 12h57 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Secretário Caco Colenci vê aperfeiçoamentos na atual legislação orçamentária Foto: Divulgação

Na última semana, o Ministro da Economia Paulo Guedes lançou o Plano Mais Brasil, um conjunto de três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de reduzir gastos obrigatórios, revisar fundos públicos e alterar as regras do Pacto Federativo. Alguns pontos do conjunto valerão para estados e municípios.
Uma delas é a PEC emergencial, que permite ao governo municipal e estadual reduzir em até 25% a jornada de trabalho de servidores, com redução proporcional do salário, além de proibir concursos e promoções, caso a despesa corrente do governo ultrapasse 95% da receita corrente.   
Para o Secretário de Planejamento da Prefeitura de São Carlos, Caco Colenci, a medida pode ser importante para que o gestor municipal tenha mais flexibilidade na condução do orçamento. No entanto, ele salienta que onerar o servidor não é a melhor saída para a gestão pública. “A melhor solução é o ajuste fiscal: gastar menos e arrecadar mais”.
Outro ponto do pacote visto como positivo é que leis e decisões judiciais que criam despesas só terão efeito quando previstas no orçamento. Segundo Colenci, isso é uma maneira de organizar as contas públicas e programar para o pagamento de ordem judicial, ao invés da prefeitura ter o recurso sacado na boca do caixa. “Hoje quase não temos previsibilidade quanto a isso, e atrapalha bastante a gestão cotidiana do orçamento”.
Também há no pacote de Guedes, a previsão de um valor mínimo constitucional a ser aplicado em educação e saúde, com o gestor municipal tendo liberdade para definir quanto será aplicado em cada área. Atualmente, é obrigatória a aplicação de 15% do orçamento municipal na Saúde e 25% em Educação.
De acordo com Colenci, hoje a prefeitura gasta 28% do orçamento em cada área, sendo um terço gasto com pessoal, e o restante com custeio. Ele também vê com bons olhos essa mudança, pois a população está envelhecendo cada vez mais, o que produzirá uma forte demanda por serviços de Saúde. “Temos de programar essa inversão de pautas. Vamos ter muito mais pessoas buscando a saúde do que educação”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x