23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Segunda fase da Fuvest começa neste domingo

Segunda fase da Fuvest começa neste domingo

05/01/2013 17h30 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Segunda fase da Fuvest começa neste domingo

Começa neste domingo, 6, e vai até terça-feira, 8, a maratona de prova da segunda fase da Fuvest,  um dos vestibulares mais concorridos do país, que concede a porta de entrada para estudar na USP, Universidade de São Paulo. Cerca de 28.943 candidatos e 2.239 treineiros fazem a prova neste domingo.

 

A chegada ao local de exame deve ocorrer até às 12h30, quando terá início a partir das 13h com uma maratona de 4h de prova. São Carlos está entre as sete cidades que sediará o exame, aqui, os concorrentes se encontram na Unicep – rua Miguel Petroni, 5111, Jardim Centenário. Para ir até o local, transporte público extra será oferecido.

O professor de geografia e filosofia do Colégio Objetivo de São Carlos, Airton Moreira, diz que, como a segunda fase da Fuvest é dissertativa, é recomendado que os alunos fiquem atentos à argumentação e prestem atenção no tempo para não se enrolarem com as respostas. “É importante ler o enunciado quantas vezes for preciso, porque é comum nessa prova os estudantes esquecerem tópicos da resposta, responderem só metade do que foi perguntado”.

Hoje os vestibulandos fazem prova de português e uma redação. Amanhã, 7, são questões do núcleo comum e obrigatório do ensino médio como história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. E na terça-feira, 8, a prova é composta por disciplinas que variam de acordo com a carreira escolhida.

 

ESTEJA ATUALIZADO – Hoje é importante os candidatos ficarem atentos com a prova de redação e língua portuguesa, pois de acordo com as normas da Fuvest, prescritas no site da instituição, o Acordo Ortográfico passa a vigorar em janeiro de 2013 na prova. De acordo com Luciana Rugoni, professora de redação do cursinho pré-vestibular da UFSCar, o Acordo Ortográfico foi revogado até 2016, porém a Fuvest já cobra dos candidatos domínio e conhecimento a respeito da nova mudança. Ela ressalta que “é importante que o candidato dê uma revisada no novo acordo, inclusive para que seja utilizada na redação”. Luciana explica as mudanças mais utilizadas:

• Não se usa mais o trema (com exceção de palavras estrangeiras);

• Acento circunflexo: não se usa mais acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos dar, crer, ver, ler, e seus derivados: deem, crêem, vêem e leem. O mesmo vale para palavras terminadas em hiato oo, como vôo, que se torna vôo;

• É importante destacar que acentos circunflexos usados para diferenciar plural de singular não perderam o acento, como é o caso de Têm (no plural) e tem (no singular);

• Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas, como é o caso conhecido de ideia e colmeia;

• É importante estudar atentamente as mudanças quanto ao uso do hífen, mas ficam aqui as mais utilizadas no dia a dia:

 

Usa-se o hífen diante de palavra iniciada por h, por exemplo: anti-higiênico / super-homem; Usa-se o hífen se o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra, por exemplo: micro-ondas; Não se usa o hífen se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra, como autoescola / semicírculo;

 

Se o prefixo terminar por vogal e a outra palavra começar por r ou s, dobram-se essas letras, como semirreta / ultrassom; Usa-se o hífen com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, vice; Com os prefixos sub e sob, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r.

 

NÃO PERCA A PROVA – Confira aqui as linhas e horários de ônibus para o exame na UNICEP da rua Miguel Petroni, 5111, Jardim Centenário:

Linhas: 38, 46, 47 e 54, terão placa de aviso para facilitar a ida dos estudantes ao local de prova descrito FUVEST/ UNICEP.

As linhas abaixo que realizam ponto final/inicial na A.D.P.M. deverão ser estendidas até a UNICEP nos seguintes horários abaixo:

1° Período – com partida da Cidade Aracy: Linha 39 – às 10h30’ e 11h30’e Linha 41 – às 11h e 12h. Com partida do Jd. Zavaglia: Linha 55 – às 11h e 12h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x