19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Semana Acadêmica Cultural Africana acontece em maio

Semana Acadêmica Cultural Africana acontece em maio

10/05/2013 19h31 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Semana Acadêmica Cultural Africana acontece em maio

A Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e região (CAASCar) em parceria com a Coordenadoria de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidade (CAAFE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza de 11 a 25 de maio, a IX edição da Semana Acadêmica Cultural Africana.

 

O evento, que tem por objetivo difundir a cultura africana sob a perspectiva dos estudantes universitários, acontece anualmente em São Carlos no mês de maio, no qual se comemora o Dia da África, 25/5, data na qual em 1963 líderes africanos se reuniram na cidade de Addis Abeba, na Etiópia, para traçar estratégias sobre o processo de descolonização do Continente.

Neste ano o tema central será “Relações, Superações e Desafios que a África vem Enfrentando e Projetos Relacionados ao Meio Ambiente”, abordando pontos como: continente africano e suas múltiplas realidades históricas, políticas, sociais e culturais; desenvolvimento do continente e os empecilhos que dificultam a progressão de seus respectivos países; intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos africanos e a comunidade brasileira; aquecimento global na África; aproveitamento de resíduos na agricultura; reciclagem de materiais de interesse agrícola; reciclagem e inclusão social e sustentabilidade.

As atividades, todas gratuitas e abertas à comunidade, consistem em palestras, mesas-redondas, oficinas de trança e capoeira, exposição fotográfica, apresentações de grupos culturais, atividades com alunos de escolas públicas da cidade de São Carlos, além de um torneio de futebol. O encerramento da Semana contará com um jantar dançante, com comidas e músicas típicas africanas, no Clube Ítalo Brasileiro de São Carlos.

As submissões de trabalho foram encerradas em 25/4, contudo ainda é possível se inscrever até o dia 10/5 para participar como ouvinte pelo envio de um email para [email protected] com as seguintes informações: nome completo, instituição ou universidade da qual faz parte e o nome da atividade da qual deseja participar. A programação completa e mais informações sobre IX Semana Acadêmica Cultural Africana podem ser obtidas em www.semafrica.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x