26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Seminário sobre sociologia da infância acontece em maio

Seminário sobre sociologia da infância acontece em maio

09/05/2013 22h20 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Seminário sobre sociologia da infância acontece em maio

O Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença”, ligado ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza, entre os dias 10 e 11 de maio, o II Seminário Internacional: Sociologia da Infância, no campus São Carlos.

 

O Seminário, que contará com a presença do professor do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, de Portugal, Manuel Sarmento, um dos mais importantes sociólogos europeus sobre o tema infância, também será composto por pesquisadores da UFSCar, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal de Alfenas e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O grupo que promove o Seminário possui quatro linhas de pesquisa: “A produção da criança, da infância e dos jovens a partir das práticas: discursivas, de saber e de poder”; “Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária”; “Imagens de crianças e infâncias”; e “Sociologia da infância”.

Para a abertura do evento está previsto um diálogo, às 9 horas, com Sarmento, para a apresentação das pesquisas conduzidas pelos grupos presentes, que dialogam com as ideias do autor e com conceitos e referenciais da sociologia da infância. No período da tarde, às 14 horas, haverá uma reunião com os pesquisadores a respeito dos projetos apresentados de manhã. Já no dia seguinte, das 9 às 12 horas, o professor fará uma palestra acerca de suas principais ideias e pesquisas na área.

Todas as atividades são abertas ao público e acontecerão no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do campus São Carlos, com necessidade de inscrição apenas para os grupos de pesquisa participantes e para aqueles que desejarem obter um certificado no final do evento. O período de inscrições para os que desejam apresentar trabalhos foi encerrado, e os demais podem realizar a inscrição durante o Seminário. O formulário encontra-se no blog do evento, em http://seminarioinfanciaediferenca.blogspot.com.br, pelo qual também é possível obter mais informações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x