26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ser médico é uma dedicação e um desafio diário

Ser médico é uma dedicação e um desafio diário

18/10/2012 12h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ser médico é uma dedicação e um desafio diário

Nesta quinta-feira, 18, é comemorado o dia do médico, o profissional comprometido com os cuidados da saúde humana, promovendo o bem estar físico, mental e social. São vários os campos de atuação, se especializando e dedicando boa parte do seu tempo aos pacientes.

Esta profissão que muitas vezes é admirada, também pode em alguns momentos ser muito criticada pela atuação. Seja no sistema público ou privado de saúde, os profissionais devem driblar muitas adversidades para cumprir o seu papel, e às vezes não sendo possível obter o melhor resultado.

Para cada diagnóstico, é necessário a busca de métodos e tratamentos específicos. Para isso, o médico por sua vez busca estabelecer uma relação de confiança com pacientes e família para que a recuperação da saúde seja mais eficiente.

De acordo com o neurologista e Presidente da Sociedade Médica de São Carlos, Francisco Márcio de Carvalho, comenta que na profissão, o médico trabalha nos limites da recuperação e da perda. “A função do médico é tentar vencer o problema diagnosticado, mas nem sempre a vitória é conquistada. O objetivo é usar todas as ferramentas possíveis e disponíveis que levem ao melhor resultado”, comenta Carvalho.

Quando uma pessoa opta em seguir a carreira da medicina, além de se empenhar muito em estudos e técnicas, escolhe também em abdicar uma parte da vida pessoal e social para executar profissão. Sendo que a satisfação de cuidar e salvar vidas é a prioridade do cotidiano.

“A satisfação em ser médico é muito grande, principalmente pelo conhecimento de vários assuntos ligados a existência humana, como a biologia e o comportamento humano, como a saúde e as doenças se desenvolvem. A realização do trabalho é muito agradável quando se vê que o saber ajuda na prevenção e cuidados a saúde”, diz o neurologista.

Há 25 anos atendendo em São Carlos o pediatra, André Luiz Giusti, dedica seu tempo em duas unidades de saúde pública e em uma clinica particular. Por todo trabalho prestado, se sente muito grato pelo reconhecimento e credibilidade que conquistou junto a profissão e aos pacientes, mesmo com algumas adversidades.

“Hoje em dia o médico tem vários empecilhos, seja econômicos ou materiais, porém os profissionais devem sempre dar um pouco mais de si, se dedicando mais aos cuidados dos pacientes”, ressalta Giusti.

Não é de hoje que muitos profissionais reclamam das condições de atendimento no sistema público de saúde, com falhas na estrutura e a falta de profissionais por área. Porém, ultimamente, os médicos também andam demonstrando sua insatisfação pela remuneração do sistema privado de saúde, em convênios particulares.

Para Carvalho, é certo que os valores estão desproporcionais no que a maioria dos médicos entende como demanda, porém, se posiciona contrário a falta de atendimento como forma de protesto. “Em minha opinião, os médicos que não estão satisfeitos com a remuneração da profissão devem ter uma posição firme e trocarem de sistema. Até mesmo porque o compromisso que o médico assumi não é com o grupo de assistência médica, e sim, com os pacientes que o procuram para atendimento”, diz o neurologista. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Ricardo Sousa Brito
Ricardo Sousa Brito
11 anos atrás

Concordo com Senhor Dr. Francisco Carvalho, os médicos precisam assumir o comprossiso de ser, verdadeiramente, Médicos (lutar pela saúde e o bem estar físico de quem necessita).

maluco
maluco
11 anos atrás

Esse bla,bla, bla dos doutores não convence ninguem, infelismente a medicina se tornou um grande negocio, ou seja o doente que tem dinheiro é atendido o que não tem que se vire, que fique a merce dos SUS.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x