26 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ser médico é uma dedicação e um desafio diário

Ser médico é uma dedicação e um desafio diário

18/10/2012 12h18 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ser médico é uma dedicação e um desafio diário

Nesta quinta-feira, 18, é comemorado o dia do médico, o profissional comprometido com os cuidados da saúde humana, promovendo o bem estar físico, mental e social. São vários os campos de atuação, se especializando e dedicando boa parte do seu tempo aos pacientes.

Esta profissão que muitas vezes é admirada, também pode em alguns momentos ser muito criticada pela atuação. Seja no sistema público ou privado de saúde, os profissionais devem driblar muitas adversidades para cumprir o seu papel, e às vezes não sendo possível obter o melhor resultado.

Para cada diagnóstico, é necessário a busca de métodos e tratamentos específicos. Para isso, o médico por sua vez busca estabelecer uma relação de confiança com pacientes e família para que a recuperação da saúde seja mais eficiente.

De acordo com o neurologista e Presidente da Sociedade Médica de São Carlos, Francisco Márcio de Carvalho, comenta que na profissão, o médico trabalha nos limites da recuperação e da perda. “A função do médico é tentar vencer o problema diagnosticado, mas nem sempre a vitória é conquistada. O objetivo é usar todas as ferramentas possíveis e disponíveis que levem ao melhor resultado”, comenta Carvalho.

Quando uma pessoa opta em seguir a carreira da medicina, além de se empenhar muito em estudos e técnicas, escolhe também em abdicar uma parte da vida pessoal e social para executar profissão. Sendo que a satisfação de cuidar e salvar vidas é a prioridade do cotidiano.

“A satisfação em ser médico é muito grande, principalmente pelo conhecimento de vários assuntos ligados a existência humana, como a biologia e o comportamento humano, como a saúde e as doenças se desenvolvem. A realização do trabalho é muito agradável quando se vê que o saber ajuda na prevenção e cuidados a saúde”, diz o neurologista.

Há 25 anos atendendo em São Carlos o pediatra, André Luiz Giusti, dedica seu tempo em duas unidades de saúde pública e em uma clinica particular. Por todo trabalho prestado, se sente muito grato pelo reconhecimento e credibilidade que conquistou junto a profissão e aos pacientes, mesmo com algumas adversidades.

“Hoje em dia o médico tem vários empecilhos, seja econômicos ou materiais, porém os profissionais devem sempre dar um pouco mais de si, se dedicando mais aos cuidados dos pacientes”, ressalta Giusti.

Não é de hoje que muitos profissionais reclamam das condições de atendimento no sistema público de saúde, com falhas na estrutura e a falta de profissionais por área. Porém, ultimamente, os médicos também andam demonstrando sua insatisfação pela remuneração do sistema privado de saúde, em convênios particulares.

Para Carvalho, é certo que os valores estão desproporcionais no que a maioria dos médicos entende como demanda, porém, se posiciona contrário a falta de atendimento como forma de protesto. “Em minha opinião, os médicos que não estão satisfeitos com a remuneração da profissão devem ter uma posição firme e trocarem de sistema. Até mesmo porque o compromisso que o médico assumi não é com o grupo de assistência médica, e sim, com os pacientes que o procuram para atendimento”, diz o neurologista. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Ricardo Sousa Brito
Ricardo Sousa Brito
9 anos atrás

Concordo com Senhor Dr. Francisco Carvalho, os médicos precisam assumir o comprossiso de ser, verdadeiramente, Médicos (lutar pela saúde e o bem estar físico de quem necessita).

maluco
maluco
9 anos atrás

Esse bla,bla, bla dos doutores não convence ninguem, infelismente a medicina se tornou um grande negocio, ou seja o doente que tem dinheiro é atendido o que não tem que se vire, que fique a merce dos SUS.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x