26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sergei Cobra se reúne com lideranças e discute temas importantes na eleição da OAB

Sergei Cobra se reúne com lideranças e discute temas importantes na eleição da OAB

29/05/2015 11h35 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Sergei Cobra se reúne com lideranças e discute temas importantes na eleição da OAB

O advogado Sergei Cobra Arbex esteve em São Carlos ontem para se encontrar lideranças da cidade. Sergei é pré-candidato à presidência da Associação dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado. Ele está percorrendo São Paulo para divulgar as propostas da chapa. As eleições ocorrem somente em novembro. 

Sergei tem propostas para dar um novo fôlego na OAB e valorizar o trabalho dos advogados. Ele defende também que a entidade volte a estar no centro das discussões dos temas mais importantes do Brasil e do Estado de São Paulo.  

Para Sergei Cobra Arbex, o lugar da OAB, cativo e por tradição, é sempre no protagonismo. Mas este protagonismo a OAB perdeu. “Precisamos voltar a estar no centro das grandes discussões. Não dá para ter uma OAB distante, amedrontada e fazendo papel burocrático”, aponta. 

Para isso o advogado afirma que a coragem é fundamental. “Advogado tem que ter coragem, essa é uma essência que compõe o advogado. O advogado tem que agir sem temer autoridades. Imagina então o dirigente de classe que assume ao vencer uma eleição. Não é de hoje que a OAB se omitiu dos grandes temas da sociedade civil. O nosso desafio é dialogar com a sociedade”. 

Outro ponto que o incomoda é a forma que o Tribunal de Justiça enfiou o processo digital por goela abaixo dos advogados. Para ele uma atitude vergonhosa. “O certo era fazer paulatinamente. Ter o papel e digital. Precisava ter uma transição. Você não é obrigado a ter um sistema ou um técnico em TI em seu escritório. Hoje o advogado tem que ter um poderoso sistema de informática. Tem gente perdendo prazo. Não sou contra a evolução, mas do jeito que foi feito, foi muito mal feito. A OAB não lutou, tinha que ter feito o movimento contra a implantação do sistema digital como foi feito”.

Ele defende ainda o fortalecimento da OAB estadual. “Os advogados precisam se sentir parte integrante e principal da Justiça e não ficar muitas vezes de cabeça baixa. Quando o advogado chega à audiência, ele muitas vezes chega de cabeça baixa e pede licença para entrar na sala de audiência. Aquela sala é dele. Ele é parte integrante disso. As subseções precisam ter um mínimo de autonomia para que elas possam decidir o que vão fazer. Isso tem de ser feito com responsabilidade. Tem que inovar. As próprias subseções se sentem estranguladas. Elas querem poder exercer os mandatos. Autonomia institucional e administrativa é necessária”, ponderou. 

Hoje o advogado estará visitando a cidade de Araraquara. 

Participaram da visita de Sergei Cobra Arbex ao Jornal Primeira Página, os advogados Hércules Rother de Camargo, Luiz Donizete Luppi, Arlindo Basílio, Marcos Zangotti e Reginaldo Silveira, dentre outros.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x