19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Servidores entram em greve por tempo indeterminado

Servidores entram em greve por tempo indeterminado

12/06/2012 12h11 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Servidores entram em greve por tempo indeterminado

Na manhã desta segunda-feira, 11, os servidores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decidiram paralisar suas atividades por tempo indeterminado. Durante a assembleia realizada pela manhã foram apresentadas as pautas de reivindicação ao governo federal

 

De acordo com Sérgio Pinheiro Nunes, coordenador geral do sindicato, a greve atinge os três campi da UFSCar – São Carlos, Araras e Sorocaba.

“A greve é por tempo indeterminado, as nossas reivindicações são a reposição das perdas inflacionárias, a instituição da data-base para o dia 1º de maio, pois o serviço público federal hoje não tem uma data-base em que podemos sentar e discutir minimamente a reposição das perdas inflacionárias. Não estamos falando em aumento salarial, mas apenas na reposição das perdas inflacionárias que hoje chegam a 22,8%, que correspondem às perdas de 2010 para cá”, afirmou Nunes.

Segundo Nunes, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que não conversa com grevistas. “Nós esperamos que ele reveja esta posição, uma vez que ele é ligado ao Partido dos Trabalhadores e é inadmissível que o Partido dos Trabalhadores tenha uma postura de patrão”, disse.

Os sindicalistas já haviam comunicado à reitoria da universidade, com 48 horas de antecedência. Os professores do campi de Sorocaba paralisaram suas atividades desde a semana passada.

 

BANHO – Durante a greve dos servidores da universidade, no ano passado, os alunos invadiram o Restaurante Universitário (RU), um deles foi flagrado tomando banho em uma panela do “bandejão”. O caso repercutiu nacionalmente e acabou manchando a imagem da greve e da UFSCar. A reitoria, na época, afirmou que iria tomar todas as providências cabíveis sobre o caso.

 

A pauta de reivindicação

Aumento no piso salarial, resolução das pendências na carreira, racionalização, anexo IV e reposicionamento dos aposentados. A pauta geral unificada tem como eixos: reajuste salarial de 22,08% (com reposição da inflação de 2010 e 2011); data-base dia 1º de maio; regulamentação da Convenção 151 da OIT; e definição de uma política salarial digna para os trabalhadores do serviço público.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x