18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Shopping Iguatemi completa hoje 23 anos

Shopping Iguatemi completa hoje 23 anos

No dia 30 de setembro de 1997, o primeiro centro de compras de São Carlos entrava em operação

30/09/2020 06h55 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Shopping Iguatemi completa hoje 23 anos Foto: Divulgação

Exatamente no dia 30 de setembro de 1997, o Shopping Center Iguatemi abria suas portas para a população de São Carlos e região.  Nestes 23 anos, o centro de compras se consolidou se reinventou e forçou todo o comércio varejista de São Carlos a se movimentar e atualizar para encarar o mega concorrente.

A inauguração foi comandada pela Família Jereissati, dona do empreendimento e também pelo então prefeito Dagnone de Melo, seu vice-prefeito, Airton Garcia e pelo então todo-poderoso do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz.

Juntamente com a fábrica de motores da Volkswagen, inaugurada em 1996 e do centro de manutenção de aviões da então TAM E hoje LATAM, o shopping fez parte de uma trinca de grandes investimentos que mudaram a história de São Carlos.

Enquanto a VW mudou paradigmas de tecnologia e de salários e a então TAM gerou em São Carlos um polo aeroviário que resultaria, anos mais tarde na internacionalização do Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes, por si só, um novo vetor de crescimento.

“O Iguatemi São Carlos completa 23 anos de atividades reafirmando o propósito de promover experiências diferenciadas para os clientes, com um mix de lojas variadas e democráticas, sempre atentas às evoluções de mercado e tendências. O centro de compras foi criado para atender 41 cidades da região central do estado de São Paulo e permanece referência com as opções de lazer, compras, alimentação, cultura, diversão e entretenimento. Com mais de 20 mil metros quadrados de área total, o empreendimento já passou por duas expansões, fortalecendo o compromisso de longo prazo com os são-carlenses e acompanhando o crescimento do entorno e das cidades mais próximas. Cerca de 1.500 mil empregos diretos e indiretos são gerados pelo Iguatemi São Carlos”, ressalta  Carolina Albuquerque, gestora de marketing do Iguatemi São Carlos

Segundo ela, existe um fluxo natural e contínuo de interesse de novas instalações no Iguatemi São Carlos, pela sua representatividade na cidade e região e estrutura oferecida. “Neste ano, já tivemos inaugurações como a Valisere e, até a primeira quinzena de outubro, TIM e Samsung chegarão ao centro de compras”, comenta.

VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA – O shopping recebe público de diversas cidades vizinhas, entre elas Itirapina, Dourado, Porto Ferreira, Matão, Descalvado e Araraquara. O empresário Italinho Cardinali ressalta que a implantação do Shoppping Iguatemi valorizou muito toda a região onde ele foi instalado. Segundo ele, hoje o metro quadrado da região Noroeste de São Carlos, nas proximidades do centro de compras, é o mais caro do município. “A valorização imobiliária foi muito alta e hoje é 30% maior do que as outras regiões mais valorizadas de São Carlos”, garante Cardinali.

MARCO PARA CIDADE E REGIÃO – Para o economista Elton Casagrande, a implantação do Iguatemi na década de 1990 foi um marco para toda a cidade. “Muitas cidades com dimensão populacional próxima de São Carlos ou um pouco maiores, estavam recebendo, naquela época, este tipo de investimentos. Era uma expansão desejável, uma perspectiva de multiplicação das atividades empregatícias, uma diversificação de firmas e de marcas e variedades. Isso deu início a um novo nível agregado de produtos e serviços”, comenta ele.

Segundo o economista, o contexto principal é que um shopping como um todo funciona como uma âncora. “Ele, Iguatemi, em si, foi um âncora para o desenvolvimento e a integração imobiliária de toda a região, propiciando a geração e novos negócios, novas áreas de construção civil, com muitos prédios e também vias de acesso com novas áreas de condomínios criados. Criou-se um nicho com consumidores de média e alta renda, concentrada. Isso possibilitou a multiplicação de negócios”.

Segundo Casagrande, que fez tese de doutorado sobre o Iguatemi e teve acesso a informações estratégicas do grupo, a expansão das dependências físicas, inclusive, atrasou um pouco, pelo tempo maior que o previsto de retorno dos consumidores.

Ele destaca que o varejo de São Carlos reagiu com força para encarar a então nova concorrência. “Houve investimentos bem significativos tanto no varejo da região central de São Carlos quanto na periferia, com a criação dos chamados corredores comerciais. Quem esperava que o comércio de São Carlos não fosse reagir à altura se enganou. A areação surpreendeu o próprio Iguatemi.  O Iguatemi é relevante até hoje e criou um ambiente de sustentabilidade. Novos desafios podem ser colocados na logísticas, na preservação ambiental e, com certeza alteração toda a perspectiva e a visão de negócio da cidade”, analisa Casagrande.

A gerente de marketing do Iguatemi, Carolina garante que o Iguatemi continuará a se destacar no varejo regional, principalmente pelos serviços prestados e pelo mix de lojas oferecidas. “O Iguatemi São Carlos tem uma gestão focada na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, mas sua atuação vai além de oferecer um mix diverso e com marcas conceituadas para a cidade e região. O shopping conta com opções de lazer e dedica esforços para desenvolver uma série de atividades culturais e iniciativas sociais. Dessa forma, tornou-se referência como um complexo repleto de experiências positivas e variadas para todos que frequentam. Ainda, tem o cuidado de pensar em ações para as mais diversas idades. Ou seja, consolidou-se como um polo regional completo, reunindo entretenimento, lazer, diversão, opções gastronômicas diferenciadas, serviços e compras para todas as cidades da região de São Carlos”, destaca ela.

“O Iguatemi São Carlos é o segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers no interior de São Paulo e, a cada ano de atividade completado, o centro de compras acumula novas memórias, que fazem o empreendimento ficar cada vez mais grato pela receptividade do público, presença no shopping e interação com as ações propostas”, conclui a executiva.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x