25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Shows são atrações no aniversário de Itirapina

Shows são atrações no aniversário de Itirapina

22/03/2016 11h23 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Shows são atrações no aniversário de Itirapina

No próximo dia 25 de março, a cidade de Itirapina comemora 81 anos de emancipação político-administrativa e para comemorar, a Prefeitura organizou dois dias com shows que acontecerão na Praça Central.

Como o dia 25 de março cai na Sexta-feira Santa, os shows serão realizados a partir do próximo sábado (26). A primeira atração é a Banda Cadeia Nacional, a partir das 22h30. 

No domingo (27) a animação fica por conta da Banda Doce Veneno, às 21h, com abertura do cantor Gabriel Violeiro. 

O prefeito José Maria Cândido (PMDB) deseja que a cidade continue no rumo do desenvolvimento. “São 81 anos de emancipação de Itirapina e o que eu mais desejo é ver a nossa cidade crescendo com o progresso e a ordem que eu prometi quando ganhei as eleições”, observou.

Zé Maria lembrou-se das dificuldades encontradas nos últimos anos e que agora tudo está dentro do programado. “Trabalhei firme para pagar as dívidas, atrasei as obras que tinha programado, mas agora tudo está andando dentro do tempo, graças a Deus. Não há nada que o trabalho duro e honesto não consiga alcançar. Estamos finalmente colocando as obras em dia, mesmo num tempo de crise como este em que o mundo e principalmente o Brasil vêm passando”, ressaltou.

O chefe do Executivo, que governa Itirapina pela quarta vez, se diz satisfeito em poder contribuir com o município. “Tenho certeza que como das outras vezes em que fui prefeito, só estou somando para a história da nossa cidade. É simples de conferir isso. Tire as obras feitas pelo prefeito Zé Maria e vejam o que sobra. Não digo isso com satisfação, não. Gostaria que todos que passaram pela prefeitura tivessem o mesmo amor e a mesma dedicação pela cidade que eu sempre tive e vou continuar tendo, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Só se aproveitaram da máquina pública, só a usaram em benefício próprio enquanto tudo por aqui se deteriorava”, apontou. “Hoje posso dizer que 80% do que eu prometi já está sendo feito e mesmo com uma oposição suja querendo atrapalhar nosso crescimento, posso afirmar que nada nem ninguém irá parar o desenvolvimento e nem prejudicar o andamento da ordem em Itirapina, não comigo aqui como prefeito”, completou.

 

HISTÓRIA – Os primeiros habitantes da região foram índios que se opuseram ao avanço dos bandeirantes a partir do século 16. Em seguida, José Ignácio Ribeiro Ferreira, secretário do governo de Martim Lopes Lobo de Saldanha, governador da capitania de São Paulo entre 1775 e 1782. Em 1839, um grupo chegou à localidade e teve início a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem em carvalho foi trazida por imigrantes provenientes da ilha da Madeira, em Portugal.

Em 1871, esse núcleo populacional adquiriu a categoria de distrito, com o nome de “Itaqueri”. Um ano depois, em virtude da dificuldade de acesso ao montanhoso distrito, formou-se uma vila cinco quilômetros abaixo da serra: essa vila passou a ser chamada “Itaqueri de Baixo”, enquanto que a vila original passou a ser chamada de “Itaqueri da Serra”.

No final do século 19, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro construiu, na sesmaria do Baú, a estação Morro Pelado. Os moradores de Itaqueri de Baixo se mudaram para os arredores dessa estação, de modo que, em 1880, a região em torno da estação adquiriu o título de “Freguesia do Morro Pelado”. Em 1900, tanto a estação como a região em torno dela mudaram seu nome para a tradução tupi de “Morro Pelado”, “Ityrapina”. Itaqueri da Serra passou a ser distrito dessa freguesia. Em 25 de março de 1935, Itirapina adquiriu a condição de município, abrangendo o distrito de Itaqueri.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x