19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Simpósio no Sesc debate e propõe alternativas

Simpósio no Sesc debate e propõe alternativas

17/05/2012 22h22 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Simpósio no Sesc debate e propõe alternativas

Foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira,17, a15ª Edição do Simpósio SESC Internacional de Atividades Físicas Adaptadas. A abertura contou com a presença do gerente do Sesc São Carlos, Mauro Jensen, da gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo, Maria Luiza de Souza Dias, que representou o diretor regional da entidade, Danilo Miranda, da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, representando o prefeito Oswaldo Barba, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, do presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, e do chefe da Divisão de Atividades Físicas Adaptadas da Prefeitura, Ricardo Colombo.

 

O evento, busca despertar o entendimento do homem como um ser total, para além dos estereótipos corporais, com o objetivo de difundir o conhecimento referente ao atendimento às pessoas portadoras de deficiências e necessidades especiais.

Com o objetivo de capacitar professores e alunos de educação física, fisioterapia, psicologia, educação física adaptada, educação especial, terapia ocupacional, pedagogia e interessados em geral, neste ano o Simpósio conta com a participação de profissionais de outros países como Finlândia e Estados Unidos.

Estão previstas conferências, cursos, vivências práticas com grupos de trabalho, sessão de pôsteres, atividades culturais e esportivas. O destaque da programação são as diferentes modalidades do esporte adaptado, as atividades físicas para portadores do HIV, idosos e para as crianças com déficit de atenção ou hiperatividade.

A palestra de abertura foi proferida pela professora da Universidade de Nova York, Laren Lieberman, que abordou o tema “Porque Inclusão? Exclusão não é uma opção”.

Lauren J. Lieberman é professora da Universidade Estadual de Nova York, em Brockport, na área de Educação Física Adaptad, é coordenadora de graduação de Educação Física Adaptada e Diretora de Habilidades do “Camp”, um acampamento de esportes de desenvolvimento para crianças com deficiência visual. Mestraem Educação Física Especialpela Universidade de Wisconsin em Lacrosse e Doutora pela Oregon State University,em Performance Humana. Laurentambém participou do programa de surdos e cegos na Perkins School para cegos in Watertown, MA.

A secretária Lourdes Moraes, em nome do prefeito Oswaldo Barba, saudou todos os participantes, destacando a importância do evento como formação continuada dos profissionais que atuam nas áreas de educação especial e educação física especial.

Ela mencionou as ações desenvolvidas pela Prefeitura como, por exemplo, o projeto de acessibilidade física nas escolas municipais, a criação da Divisãode Atividades Físicas Adaptadas, entre outras.

“Parabenizo o Sesc, que é nosso parceiro em diversas atividades, pela realização deste Simpósio. A Prefeitura tem trabalhado no sentido de tornar inclusiva a escola e a nossa sociedade”, finalizou Lourdes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
sergio castro
sergio castro
11 anos atrás

Excelente oportunidade para renovar conhecimentos sobre a área adaptda.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x