26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sindicato de bares e restaurantes questiona fase laranja em São Carlos

Sindicato de bares e restaurantes questiona fase laranja em São Carlos

“Por que somos [bares e restaurantes] culpados se faz quase um ano que cumprimos o decreto e não resolveu nada?”, questionou Marcos Benetti

24/01/2021 05h42 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Sindicato de bares e restaurantes questiona fase laranja em São Carlos Foto: Divulgação

O Governador João Doria (PSDB) anunciou novas restrições para conter o aumento de casos, internações e mortes em decorrência do coronavírus. A partir de amanhã (25), São Carlos e todas as 24 outras cidades que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRSIII) voltam para a classificação da fase laranja do Plano São Paulo,

Com isso, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20 horas. O consumo local em bares está totalmente proibido. O município está na fase laranja, porém com restrições da fase vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados.

A medida gerou protesto do vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Carlos e Região (SINHORES), Marcos Benetti. De acordo com ele, desde o início da pandemia o setor ficou fechado e depois funcionando com inúmeras restrições e a pandemia só aumentou. “Por que somos [bares e restaurantes] culpados se faz quase um ano que cumprimos o decreto e não resolveu nada? ”.

Benetti vai além: “Ou o decreto não funciona ou o que está promovendo a contaminação são as aglomerações nas filas de supermercado e bancos”.

O vice-presidente do sindicato faz uma alusão a um mundo hipotético ao dizer que o decreto do Estado imagina que os donos de bares e restaurantes não pagam aluguel, não têm funcionários e nada devem ao mercado financeiro. “Os proprietários devem viver de nem sei do quê”, ironiza.

Contudo, Benetti diz que o segmento não é contrário às medidas de distanciamento social e restrição de horário. “Em todas as reuniões que participamos na Prefeitura, nos propusemos a cumprir as ordens e exigimos a fiscalização”.

Ele fala ainda sobre os empréstimos bancários que muitos empresários do setor tomaram em 2020 para tentar salvar o negócio. “O prazo de carência de seis meses para a primeira parcela já está chegando ao fim. Muitos terão de pagar o financiamento a partir de fevereiro. Os que ainda não quebraram, vão quebrar”.

O vice-presidente do SINHORES estima que São Carlos tenha perto de 500 estabelecimentos no segmento de bares e restaurantes. Associados ao sindicato são 120 estabelecimentos. “Nossa estimativa é que a área coberta pelo sindicato [Brotas, Itirapina, Pirassununga e São Carlos] eram perto de 25 mil funcionários. São Carlos tinha em torno de 15 mil desse montante. Mas, infelizmente esse número sofreu um baque forte na pandemia e muitos já foram demitidos”.

COMITÊ – Durante reunião, o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, na tarde de sexta-feira (22), o coordenador do Comitê e secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, afirmou que devido a preocupante situação que o município enfrenta em relação ao número de internados em leitos de UTI/SUS, somado à decisão judicial de obrigatoriedade ao cumprimento do estabelece o Plano SP, o município irá acatar todas as restrições impostas por essa nova reclassificação do Governo do Estado contra a doença.

“Neste fim de semana continuamos na fase amarela, porém a partir de segunda-feira, dia 25 de janeiro, seguimos integralmente as regras da fase laranja e se, necessário, se os nossos índices de internação voltarem a subir, poderemos estabelecer novas restrições no município”.

Segundo ele, o Comitê existe para promover o equilíbrio entre as condições hospitalares e as atividades econômicas. E que irão se reunir diariamente os dados e se precisar tomarão novas medidas. “Não queremos ninguém esperando no corredor, sem leitos, sem respiradores e sendo transferidos para outras cidades. Podemos sempre ser mais restritivos e nunca permissivos”, declarou Aquino.

FISCALIZAÇÃO – Responsável por coordenar a força tarefa de fiscalização dos cumprimentos do que estabelece o Plano SP, o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, acrescentou que o município passa por uma fase crítica, e que todos estão atentos as novas determinações e restrições. “Com essa nova reclassificação, a força tarefa passa a ter um maior dinamismo, porque a questão agora está voltada para situação de saúde do município. Evidentemente que sempre trabalhamos com orientação até chegarmos a uma situação de notificação e interdição de um estabelecimento. Peço a todos que compreendam e façam a readequação de seus comércios a partir das novas determinações e nos ajudem, pois, a força tarefa é nada mais que uma ferramenta para tentar controlar a pandemia, mas precisa do apoio de empresários e de todos os cidadãos”, concluiu Gardini.

NO ESTADO – As regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estarão na fase vermelha do Plano São Paulo, com fechamento de comércios e serviços não essenciais. As demais, incluindo a Grande São Paulo, ficarão na etapa laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana.

“Uma segunda onda de coronavírus atingiu o mundo e seus efeitos também atingiram o Brasil e o estado de São Paulo. O aumento no número de casos, internações e óbitos é extremamente preocupante”, acrescentou Doria. “É a ciência, a saúde e a medicina que determinam os caminhos que temos a seguir para proteger vidas”.

No limite

Sistema hospitalar está sobrecarregado

Dados do Governo do Estado apontam que a pressão sobre o sistema hospitalar foi determinante para a nova medida. A média de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de COVID-19 passou de 67,5% para 71,1%, com 18,9 vagas exclusivas para coronavírus a cada 100 mil habitantes. Assim, o Governo do Estado endureceu o parâmetro de ocupação UTI COVID-19 de 80% para 75% para a fase vermelha e também cancelou a realização de cirurgias eletivas.

Em São Carlos, pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, em de março de 2020, a ocupação de leitos, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde, ficou próxima da lotação máxima. Na última quinta-feira (21) a taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS chegou a 85,7% com 24 pessoas internadas em leitos de UTI/SUS e 10 em leitos de UTI da rede particular.

O município contava com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 18 na Santa Casa, sendo 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica. Como o índice ultrapassou os 85%, a Santa Casa instalou mais 4 leitos UTI/SUS para adultos, portanto neste momento a cidade contabiliza 32 leitos UTI/SUS, sendo 22 na Santa Casa (18 adultos e 4 na ala pediátrica) e 10 adultos no (HU).

89ª MORTE – A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou neste sábado (23) a 89ª morte por COVID-19 no município. Trata-se de um homem de 66 anos, internado em hospital privado desde 16/1, com resultado positivo para COVID-19 e óbito na manhã deste sábado.

Neste momento São Carlos permanece com 7.870 casos positivos para a doença, porém com mais um óbito, o 89º, uma vez que esse paciente já estava contabilizado na relação de positivados desde quando fez o exame.

Quinze pessoas estão internadas em leitos UTI/SUS na Santa Casa de São Carlos, sendo 14 adultos e 1 criança e 10 na UTI/SUS do Hospital Universitário (HU).

VEJA COM O FICAM AS RESTIÇÕES DA FASE LARANJA PARA CADA SEGMENTO:

SHOPPING CENTER

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Praças de alimentação: funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específicos^

COMÉRCIO

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Comércio varejista de mercadorias: Lojas de Conveniência

  • Venda de bebidas alcóolicas: Após as 6h e até as 20h

SETOR DE SERVIÇOS

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

CONSUMO LOCAL (RESTAURANTES E SIMILARES)

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados
  • Venda de bebidas alcóolicas até as 20h
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específico

CONSUMO LOCAL (BARES)

  • Atividade não permitida.

SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

ACADEMIAS DE ESPORTES DE TODAS AS MODALIDADES E CENTROS DE GINÁSTICA

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Agendamento prévio e hora marcada
  • Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

EVENTOS, CONVENÇÕES E ATIVIDADES CULTURAIS

  • Capacidade 40% limitada
  • Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
  • Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados
  • Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo
  • Proibição de atividades com público em pé
  • Adoção dos protocolos geral e setorial específico

DEMAIS ATIVIDADES QUE GERAM AGLOMERAÇÕES

  • Não permitidas.

Força-Tarefa intensifica fiscalização:

1 – Bar do Lula – Av.: Bela Cintra – Água Vermelha- Notificado

2 – Bar do Gaspar – Av.: Bela Cintra – Água Vermelha – Notificado.

3 – Bar do Alex – Av.: São Carlos – Vila Costa do Sol – Notificado.

4 – Depósito de Bebidas Saideira – Av.: Dr. Teixeira de Barros; 1.300 – Vila Prado – Notificado.

5 – Clube dos Engenheiros – rua: Sorbone; 400 – Infundada

6 – Caipirinha da Loira – Av.:  São Carlos; 2.888 –  Centro –  Orientado

7 – República – rua Pedro Fernandes Alonso – Planalto Paraíso- Infundada.

8 – Bares- Av. das Gardênias – Cidade Jardim – Bares fechados – Infundado.

9 – Bar: Rua Anita Stella, ao lado do 350 – Vila Celina – Infundada.

10 – Bar do Perna – rua Domingos Juliano; 448 – Jd. Munique – Infundada;

11 – Bar do Sapo – Av.: Trabalhador São-carlense – Pq. Arnold Schimit – Infundada.

12 – Espetos Bicão – Rua: Cícero Soares; 281 – Boa Vista – Infundada.

13 – Bar – Rua Jorge Tibiriçá; 231 –  Centenário – Infundada.

14 – Padoca Padaria –  Av. Dr. Carlos Botelho; 2.073 – Centro – Interditado.

BALANÇO:

1 – Estabelecimento interditado.

1 – Estabelecimento orientado.

4 – Estabelecimentos notificados,

8 – Denúncias infundadas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x