25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sindicato e professores conseguem prorrogação na implantação da jornada dos PIII

Sindicato e professores conseguem prorrogação na implantação da jornada dos PIII

20/11/2019 00h02 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Sindicato e professores conseguem prorrogação na implantação da jornada dos PIII Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), conseguiu nesta segunda-feira (18), uma importante vitória em benefício aos professores PIII da Secretaria Municipal da Educação. Todo o problema começou no dia 7 de outubro, quando a Administração Municipal comunicou esses professores que a hora-aula de 50 minutos deveria ser alterada para 60 minutos para evitar ilegalidades quanto à legislação.
Imediatamente o SINDSPAM convocou os professores para uma plenária onde acabou sendo votado pela criação de uma comissão que juntamente com os diretores do sindicato, Gilberto Rodrigues e Raquel Auxiliadora, iria ser a responsável para tratar desta questão com a Administração.
No dia 30 de outubro houve uma reunião entre representantes do sindicato, Comissão da Educação da Câmara, Secretarias Municipais de Governo, Educação e Fazenda, onde foi elaborada uma proposta para prorrogar as discussões para 2020. Porém, essa decisão, teria de ter o aval do prefeito municipal Airton Garcia.
Durante esse período o sindicato ficou cobrando diariamente a assinatura do prefeito desta proposta de prorrogação de prazo, porém o prefeito estava com dúvidas dos argumentos e deixou claro que não iria resolver nada às pressas.
No dia 13 de novembro aconteceu uma nova reunião com representantes do SINDSPAM e das Secretarias de Governo, Educação, Fazenda e Administração, onde foi elaborada uma nova proposta transitória, que não atendia ao Estatuto da Educação.
A mesma foi rejeitada na plenária ocorrida um dia após, na sede do sindicato. Os professores votaram pela permanência da primeira proposta, isto é, a de prorrogar o prazo que já havia sido divulgado pelas redes sociais e também exigiam uma nova reunião com a Administração. 
O impasse só chegou ao fim nesta segunda-feira (18) quando cerca de 70 professores, acompanhados dos diretores do sindicato, Gilberto Rodrigues e Raquel Auxiliadora e do vereador Roselei Françoso, se reuniram na parte da manhã com os secretários da Educação Nino Mengatti, chefe de gabinete da Educação, Leandro Severo e de Governo Edson Fermiano.
Os representantes do Governo se prontificaram em reforçar o pedido dos professores e sindicalistas e uma nova reunião ocorreu no período da tarde no gabinete do prefeito Airton Garcia.
Neste encontro da tarde participaram o SINDSPAM e a Comissão de Professores, além do prefeito Airton Garcia e secretários. Airton acabou entendendo os argumentos da categoria e para não atrapalhar toda a Rede Municipal de Ensino, acabou assinando o acordo de prorrogação de seis meses, para que seja elaborada uma nova proposta de compensação da jornada de trabalho. “Não se resolve nada na correria, é melhor ir com mais calma. Agora, a Comissão terá até 6 meses para encontrar uma solução”, observou o prefeito Airton Garcia.
Para o diretor do sindicato Gilberto Rodrigues, essa foi mais uma importante vitória do sindicato com a categoria unida. “Essa foi uma conquista de um sindicato com representatividade de categoria, quando se argumenta com propriedade os frutos são colhidos. Nenhum direito a menos. Queremos luta, vitórias e responsabilidades”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x