26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > SINDSPAM sediará Seminário “Vidas Negras Importam”

SINDSPAM sediará Seminário “Vidas Negras Importam”

Durante o evento, personalidades negras atuantes em áreas e profissões diferenciadas falarão sobre suas vivências e experiências

29/11/2021 14h12 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
SINDSPAM sediará Seminário “Vidas Negras Importam” Foto: Divulgação

Será realizado no Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), na próxima terça-feira (30-11) o Seminário Vidas Negras Importam em alusão a Semana da Consciência Negra.

O encontro terá a participação do Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, do advogado e doutor em Educação pela UFSCar, Renato Barros, da professora Carmelita Maria da Silva Campos, secretária de Igualdade Racial do PCdoB, do presidente do SINDSPAM, Adail Alves de Toledo e da articuladora de Movimentos de Juventude, Larissa Camargo.

O destaque do seminário será a presença do ouvidor da Polícia, Elizeu Soares Lopes que também é advogado criminalista. Ele possui especialização em direito constitucional e administrativo pela EPD (Escola Paulista de Direito) e em gestão pública pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Cabe ao ouvidor, encaminhar e acompanhar elogios, denúncias, reclamações e representações da população referentes a atos arbitrários, desonestos, indecorosos ou que violem os direitos individuais ou coletivos praticados por autoridades e agentes policiais, civis e militares.

Os casos de violação à integridade física (homicídio, tortura e abuso de autoridade) têm tratamento prioritário.

A Ouvidoria de Polícia não tem a atribuição de apurar, mas, através do acompanhamento, contribui para garantir agilidade e rigor nas apurações. Mantém sigilo das denúncias, reclamações e sugestões que recebe, garantindo também o sigilo da fonte de informação, assegurando, quando solicitada, a proteção dos denunciantes.

Também recebe sugestões sobre o funcionamento dos serviços policiais e sugestões de servidores civis e militares sobre o funcionamento dos serviços policiais, bem como denúncias de atos irregulares praticados na execução desses serviços, inclusive por superiores hierárquicos.

A Ouvidoria da Polícia patrocina também uma série de ações propositivas e formula análises e propostas para o Secretário de Segurança Pública.

Neste evento, personalidades negras atuantes em áreas e profissões diferenciadas falarão sobre suas vivências e experiências diante do racismo estrutural e de suas lutas pela igualdade racial.

O seminário é aberto ao público e será realizado a partir das 19hs no salão social do SINDSPAM, localizado na rua dos Ferroviários, 81, Vila Prado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x