23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura volta a apresentar problemas

Sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura volta a apresentar problemas

Contadores e empresários são os mais prejudicados com o desleixo da Secretaria da Fazenda

13/05/2022 00h37 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura volta a apresentar problemas

O sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura de São Carlos voltou a apresentar problemas nas últimas semanas, prejudicando contadores e empresários, que não conseguem emitir suas notas, ocasionando atrasos tanto em recebimentos, quanto nos pagamentos. Como se não bastasse, a Secretaria da Fazenda, comandada por Mario Antunes, lavou as mãos para a situação, tratando com desleixo os profissionais que fizeram reclamações.

De acordo com um contador, um dos grandes problemas enfrentados é a sobreposição de cadastros das empresas que possuem o mesmo nome, com CNPJ diferente, em cidades também diferentes. “Íamos emitir uma nota para uma rede de supermercado, que possui CNPJ em São Carlos e em outras cidades. O sistema está puxando, automaticamente, o cadastro de São Carlos e não nos deixa mudar para o CNPJ de outra cidade. Assim, fica complicado”.

Um empresário relatou à reportagem que, ao buscar informações junto à Secretaria da Fazenda para resolver a situação, ficou sem resposta. “Eles apenas disseram que iam tomar ciência do que estava ocorrendo e depois entrariam em contato. Estou esperando até agora, e nada deles entrarem em contato ou resolverem o problema”.

Em janeiro deste ano, centenas de empresários e contadores de São Carlos registraram prejuízos, pois o sistema para emissão de notas fiscais havia sido trocado e não estava funcionando. Sendo assim, quem precisava emitir nota para receber o faturamento, não conseguia, amargando perdas. Outra dificuldade enfrentada foi que o sistema apagou o histórico dos usuários, que tiveram que colocar as informações novamente.

A falta de funcionamento do sistema, além de empresários e contadores, também prejudica a própria arrecadação municipal, pois os impostos deixam de ser arrecadados sem a emissão das notas fiscais. Com isso, o caixa da Prefeitura fica comprometido, o que pode refletir na piora dos serviços prestados à população.

A reportagem do Jornal Primeira Página entrou em contato com a Prefeitura e a resposta foi que não houve reclamações nesse sentido. Porém, contadores e empresários reafirmaram que entraram em contato com o telefone (16) 3362-2984 e relataram os problemas ao Sr. Fernando.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x