16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sócrates deixa legado positivo

Sócrates deixa legado positivo

06/12/2011 11h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sócrates deixa legado positivo

Foi considerado craque por unanimidade. Personalidades, políticos, clubes de futebol, jogadores e simples torcedores lamentaram a morte do ex-jogador de futebol Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (também formado em medicina na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto), no último domingo (4), em São Paulo, vítima de infecção generalizada.

Inúmeras manifestações, feitas principalmente em redes sociais, demonstraram admiração pelo “Doutor da Bola”, que iniciou sua carreira no Botafogo-SP, mas que com a camisa do Corinthians se firmou no cenário nacional. Sócrates se destacou não somente dentro de campo, mas também devido a sua grande politização, já que teve papel importante na política do clube e foi, inclusive, um dos ícones da luta contra a ditadura militar.

Segundo Graziela Baron Vanni, psicóloga especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, a morte deste ícone gerou influência na vida das pessoas porque Sócrates aparece como um representante dos brasileiros e de toda uma nação. “Seu histórico de conquistas dentro do futebol e fora dele faz com que as pessoas façam projeções interiores no sentido de ‘ah, como seria bom ter sido alguém que fez história como ele’. Quer dizer, as pessoas não enxergam as fraquezas, as derrotas, os tropeços nesse momento, e por isso há essa comoção”, explica.

Além disso, a psicóloga afirma que tais manifestações também indicam, num primeiro impacto, solidariedade à causa de sua morte. “É um sentimento que se desenvolve devido ao desfecho da história de um profissional tão admirado e competente que, infelizmente, rendeu-se ao uso abusivo de álcool, o que o levou à morte. Ao mesmo tempo é um ‘chacoalhão’ na vida das pessoas, que veem o acontecimento como um incentivo interno para despertar a vontade de viver melhor. Ou seja, se a vida é como uma vela acesa ao vento que, a qualquer momento, pode se apagar, então vamos viver?”, relata.

Para o estudante de administração Rafael Picon, Sócrates deixou a imagem de um homem apaixonado pelo futebol, mas que nunca seguiu a conduta de um atleta exemplar. “Ele trouxe não somente grandes conquistas para o Corinthians, mas ajudou a transformar a hierarquia do clube. Além disso, o vejo como um jogador que marcou época, pois era engajado, inteligente, icônico para os movimentos sociais, características que dificilmente observamos em jogadores de futebol”, ressalta.

 

SÃO CARLOS – Indiretamente, Sócrates esteve conectado à história do Grêmio São-carlense, já que em 2001, durante a primeira gestão do ex-prefeito e atual deputado federal Newton Lima, o ex-jogador esteve presente, junto com Raí, no “Fórum do Grêmio”. Na ocasião, o clube conseguiu um empréstimo de R$ 86 mil da Federação Paulista de Futebol para quitar a sua folha de pagamento.

Sóstenes Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, irmão de Sócrates e Raí e, na época, secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, acredita que a presença dos dois ex-jogadores possa ter influenciado na liberação do empréstimo. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x