25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Solar dos Jovens de Ontem apresenta Série de Trabalhos dos Profissionais de Gerontologia

Solar dos Jovens de Ontem apresenta Série de Trabalhos dos Profissionais de Gerontologia

Profissional dessa área atua no âmbito biopsicossocial do envelhecimento, tendo como foco central o idoso, sua família e a rede de suporte

10/04/2021 16h17 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Solar dos Jovens de Ontem apresenta Série de Trabalhos dos Profissionais de Gerontologia Foto: Divulgação

Em 2016 a gerontóloga, Gabriele Ibalhes Peripato iniciou seu trabalho no Solar dos Jovens de Ontem atuando em diferentes setores como administrativo, gestão até chegar na área de gerontologia.

Gabriele explica, que a gerontologia é uma Ciência que estuda o processo de envelhecimento Humano em suas diversas vertentes, com ênfase na pessoa idosa e nas especificidades dessa população.

O profissional dessa área atua no âmbito biopsicossocial do envelhecimento, tendo como foco central o idoso, sua família e a rede de suporte social buscando a interação, melhoria e promoção da Qualidade de vida independentemente das condições senis, visto que o ser humano é heterogêneo e que indivíduo envelhece de um modo diferente.

No caso das Instituições de Longa Permanência para Idosos, esse profissional possui um importante trabalho, uma vez que os idosos que residem nas ILPIs carregam consigo uma carga emocional considerável, visto que muitas vezes são institucionalizados por perda de vínculos familiares, vulnerabilidade, ou por famílias que não possuem condições de oferecer o cuidado necessário que o idoso precisa.

A Gerontóloga afirma que é necessário rever os estigmas e preconceitos sobre a ILPI, para que de fato, eles sejam eliminados, que possamos entender as mudanças da sociedade atual e a necessidade desses equipamentos com uma boa estrutura de atendimento adequado dos nossos idosos, visando a promoção de sua Qualidade de Vida.

Salienta que o Solar dos Jovens de Ontem é uma instituição muito privilegiada, que está em constante transformação e melhorias, em função de todo o trabalho que é executado e também por todo acolhimento da comunidade, sendo esse extremamente importante para o sucesso desse trabalho.

Atualmente a gerontóloga faz parte do quadro da equipe técnica, atuando com o atendimento multidisciplinar, sendo esse fundamental ao idoso institucionalizado.

Dentre de suas principais funções, estão: atendimento aos moradores forma individual, resolução de conflitos internos, acompanhamento de atividades, além de organizar e estruturar projetos para a equipe.

A Gerontóloga relembra alguns dos projetos realizados que foram de grande impacto na vida dos idosos, sendo relembrando até hoje depois de algum tempo, como a 1ª Gincana, projeto este que se estende até os dias atuais, o Passeio para a cidade de Barra Bonita e o Projeto Cante para mim.

“O Idoso precisa de atenção, carinho e de indivíduos que ouçam, de fato, o que tem a dizer e o que estão sentindo. É de extrema importância entender o que está passando com ele e como podemos de fato ajudá-lo. Mostrar ao idoso que ele não está sozinho, Completa Gabriele”.

A Gerontóloga tem como um de seus fundamentos para atuação, a fala de Dr. Alexandre Kalache, Médico Gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade, pelo o qual a mesma possui muita admiração, em que diz: “Quanto mais cedo melhor, nunca é tarde demais!”.

A preocupação do Gerontólogo é em ajudar as pessoas a envelhecer da melhor maneira possível, “É importante entender que velhice não é sinônimo de doença. O processo de envelhecimento possui as suas perdas e dificuldades, porém é preciso modificar o olhar e perceber que é possível se adaptar e buscar o melhor de si em cada situação e a qualquer momento”, conclui ela.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x