25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Solenidade homenageia Revolução Constitucionalista

Solenidade homenageia Revolução Constitucionalista

06/07/2013 10h22 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Solenidade homenageia Revolução Constitucionalista

A Praça dos Voluntários foi palco na manhã desta sexta-feira, 5, de uma homenagem aos combatentes e colaboradores da Revolução Constitucionalista de 1932. A solenidade contou com a presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

 

A cidade de São Carlos participou ativamente da revolução e muitos de seus cidadãos foram voluntários. Três deles estavam na homenagem desta manhã: Francisco Rossi Filho, Pedro Maffei e Normando Orlando.

O comandante do Trigésimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Luis Antonio Fernandes Rosa, enalteceu a participação dos voluntários e o papel heróico do Estado de São Paulo no episódio.

Normando Orlando, que ficou muito emocionado com a homenagem, contou que tinha 10 anos em 1932 e participou ajudando as tropas na distribuição de alimentos, remédios e correspondência.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro, que teve por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargase a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.

 

Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de sua história.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x