25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Substituições na ceia são alternativas de economia

Substituições na ceia são alternativas de economia

22/12/2011 20h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Substituições na ceia são alternativas de economia

A noite de Natal é celebrada com uma ceia envolvendo muitas tradições familiares. Há quem tenha suas próprias receitas secretas e quem prefira os pratos tradicionais.  Mas uma ceia alternativa pode fazer toda a diferença na sua festa. Principalmente quando você aproveita quase todas as partes dos alimentos e faz substituições, que economizam mas não perdem em sabor.

As rotisseries da cidade apresentam a chamada ceia preparada. São pratos prontos a serem encomendados onde se há os mais variados cardápios a disposição para garantir a satisfação geral.

“A procura mais intensa se dá na última hora, faltando uns 10 dias para chegar o natal, mas todos os anos a procura é bem grande”, comenta Regina Camargo, proprietária de uma rotisserie da cidade, que já prepara ceias por encomenda há 13 anos.

Quando perguntada sobre os motivos dessa alta procura, Regina explica. “Comprar pronto sempre é mais prático e é isso que faz elevar a procura, além de toda a praticidade de não precisar escolher os produtos, cozinhar, etc”.

Porém, a ceia de Natal pronta costuma ser uma pedida de alto custo. Uma das alternativas para evitar os preços elevados é fazer algumas substituições, que além de saudáveis, podem pesar no bolso.

A técnica em gastronomia, Talita Amaro, passa algumas dicas simples, mas que garantem uma boa e saudável refeição no Natal e uma boa economia . “É sempre bom dar dar preferência às receitas com carnes brancas, optando pelos pedaços sem pele e sem gordura aparente”, relata a especialista.

Segundo Talita, algumas substituições são válidas para a ocasião. “Que tal substituir o grão de bico com bacalhau, por merluza, além de  saborosa a merluza é  um peixe mais barato e tão gostoso quanto”. Além disso, você pode substituir também outros acompanhamentos e até mesmo o modo de preparo, para baratear sua ceia. “Você  pode trocar a farinha de trigo comum por farinha integral nas tortas e pão de entrada, molhos, a farofa e investir nas saladas”.

Nas sobremesas fuja dos gordurosos, invista nas frutas,  deixe de lado a torta com fruta e chantily e faça uma gelatina com frutas, variedades de frutas também são uma boa opção e até a clássica salada de fruta pode ter iogurte invés de creme de leite no molho, mais barato e saudável. Relata a especialista, que completa: “Nas bebidas investir em sucos naturais, para fugir dos comuns, que tal uva com gengibre? Manga com Pimenta? Melancia com água de coco, cenoura com limão? Nos vinhos, prefira os secos aos doces. O segredo é inovar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x