Tablets atraem todo tipo de público
Hoje em dia, muito se comenta sobre tablets. Alguns já não conseguem desgrudar dos seus. Outros, pouco ouviram falar a respeito. Mas afinal, o que seria isso? Um tablet simplesmente um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque (também conhecida pelo anglicismo “touch screen”), que possui conexão Wi-Fi e muitas vezes disponibiliza conexão 3G.
No Brasil, dependendo da marca, capacidade de armazenamento, poder de processamento e interface, os preços dos tablets podem chegar a custar mais de R$2.000. Apple, Samsung, Motorola, Dell e Asus são alguns dos nomes mais famosos de fabricantes do equipamento.
De acordo com Dilvan Moreira, professor de Departamento de Ciências da Computação do ICMC-USP, os tablets vieram para competir com os netkbooks (versão menor e mais leve dos notebooks) e gradualmente irão substituí-los. No entanto, os notebooks profissionais continuarão tendo espaço, já que para a realização de uma apresentação, por exemplo, são mais indicados do que qualquer outro equipamento. “Uma das grandes vantagens do tablet é a sua mobilidade, já que, como ele é mais leve e às vezes menor, a pessoa pode transportá-lo para qualquer lugar, o que permite uma interação que outras máquinas não oferecem. Além disso, a facilidade de acesso à internet, o que possibilita a navegação na web, checagem e leitura de e-mails e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que ele oferece”, explica.
Segundo ele, o tablet atrai todo o tipo de público, pois também disponibiliza os mais variados tipos de aplicativos. A prancheta eletrônica conquistou inclusive o deputado federal Newton Lima que admitiu ser não somente usuário, mas fã do tablet. “Eu utilizo o tablet desde 1º de fevereiro deste ano e resolvi adotá-lo porque é uma ferramento que corresponde às minhas necessidades. Além de ser mais fácil de transportar, já que é mais leve e menor que um laptop, nele eu elaboro meus arquivos de texto, faço leitura de discursos, trocas de e-mail, consultas a sites de busca e uso de diversos aplicativos que são úteis para o meu dia-a-dia”, ressalta.
O mesmo acontece com o advogado Pedro Prado que sempre quis comprar um tablet, não apenas pela facilidade de acesso ao mundo virtual com apenas um toque, mas também pela magia que os produtos eletrônicos lhe despertam. “Acho que a principal vantagem é a mobilidade, o poder de conectar-se em qualquer hora e em qualquer lugar. Não acredito que um dia eles substituirão os notebooks, pois ainda não possuem determinadas funções, como por exemplo o pacote Office, essencial para alguns. Já os profissionais que necessitam apenas da internet, acredito que estejam propensos a deixar de utilizá-los”, opina.
Enquanto Newton e Pedro são adeptos às novas tecnologias, Silvana Corsi, bacharel em Química, mostra-se pouco familiarizada com a ferramenta. “Já ouvi falar, mas não entendo muito a diferença entre um netbook, um tablet ou um smartphone. São tantas coisas novas que surgem a cada ano, que fica difícil nos adaptarmos a todas elas. Se e-mail para mim já é algo moderno, imagine um tablet?”, confessa.
Edição Jeferson Vieira