25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Telefone celular já faz tradução simultânea

Telefone celular já faz tradução simultânea

27/10/2012 12h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Telefone celular já faz tradução simultânea

O trabalhador que tiver interesse de acompanhar as movimentações do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo telefone celular agora tem essa possibilidade. A Caixa Econômica passa a oferecer esse serviço de forma gratuita, basta cadastrar a senha no site (www.fgts.gov.br). Resultado de acordo entre a Caixa e as centrais sindicais que fazem parte do Conselho Curador do FGTS, essa ação entra na esteira de utilidades que os telefones celulares são capazes de fornecer aos usuários.

“Há dois tipos de telefone celular”, explica Hélio Guardiã, professor do Departamento de Computação da UFSCar: “Os telefones comuns, que não têm interfaces de rede, e os ‘smartphones’. Os dois tipos de aparelho fazem ligações telefônicas e têm programas de agenda, tocadores de música, máquinas fotográficas e filmadoras, jogos e outros programas que não precisam de comunicação em rede”, explica, apontando o diferencial dos ‘smartphones’: “Eles têm interfaces de rede, como WiFi e 3G, que permitem acessar a Internet usando um programa navegador WWW, e uma infinidade de programas diferentes”.

Segundo Guardia, os processadores que hoje são usados nos smartphones permitem amplo número de ações com esses celulares: “Praticamente não há limite para os programas que podem ser executados nesses aparelhos. Os fabricantes dos sistemas operacionais criaram recursos para que qualquer programador consiga criar programas para esses dispositivos, e uma infinidade de programas podem ser criados. Praticamente qualquer programa que pode ser executado num computador pessoal pode ser executado num ‘smartphone’”, diz o professor da UFSCar.

No entanto, existem alguns pontos fracos: “A limitação é apenas a tela pequena e a facilidade de uso desses aparelhos, já que não é muito fácil ou prático digitar nos seus teclados reduzidos.O desenvolvimento de programas de reconhecimento de voz, por outro lado, facilita a entrada de dados nos ‘smartphones’”, explica.

A empresa japonesa NTT Docomo disponibinilizará como função de telefones celulares, a partir de 1º de novembro, a possibilidade de tradução simultânea das ligações. Inicialmente, o recurso converterá o idioma japonês para inglês, o coreano e o mandarim.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x