26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Torrinha e Sebrae-SP promovem 1º Fórum de Empreendedorismo de Torrinha

Torrinha e Sebrae-SP promovem 1º Fórum de Empreendedorismo de Torrinha

24/10/2011 17h32 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Torrinha e Sebrae-SP promovem 1º Fórum de Empreendedorismo de Torrinha

A Prefeitura Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) realizam o 1º Fórum de Empreendedorismo de Torrinha, em  27 e 28 de outubro, no Centro Comunitário José Eduardo Franco de Moraes. Com o tema Políticas Públicas de Apoio às Pequenas Empresas, o evento tem como principal meta fomentar o desenvolvimento da cidade dando continuidade ao programa Torrinha, Cidade Empreendedora, lançado em 2010.

Na programação temas e discussões que visam mostrar a possibilidade de inovação com ações aliadas à cultura e vocação locais. A principal palestra será na abertura oficial, dia 28, com o tema Empreendedorismo e Indicadores na Gestão Pública, proferida pelo Prefeito de São Sebastião da Grama, primeiro colocado do Prêmio Prefeito Empreendedor 2010, Emilio Bizon Neto.

O gerente do Escritório Regional Centro Paulista do Sebrae-SP, Fábio Ângelo Bonassi, justifica a parceria com o Executivo de Torrinha pelas ações efetivas para o empreendedorismo desde 2010. “Em menos de um ano a Prefeitura de Torrinha engajou-se na aprovação e aplicação da Lei Geral da Pequena Empresa, implantou o ensino de Empreendedorismo, a abertura da Sala do Empreendedor, o apoio à cafeicultura e o incentivo à formalização dos MEIs. A principal mudança é a interlocução facilitada com a Prefeitura e a sensibilidade quanto aos temas de empreendedorismo e das pequenas empresas. Em um horizonte de cinco anos vários frutos podem ser colhidos dessa visão sistêmica e o SEBRAE-SP estará ao lado desse processo.”

Para o prefeito Thiago Rochiti este é importante passo para consolidar a democracia municipal. “O fórum é um espaço aberto para que todos discutam, neste caso sobre o empreendedorismo de Torrinha, e tracem diretrizes. Nossa ideia é continuar expandindo as ações na cidade tendo como pano de fundo a população e profissionais qualificados. Queremos que os resultados sejam verdadeiros, pois um cidadão empreendedor aliado às políticas públicas desenvolve não apenas sua vida, porém todo contexto de um município”.

O Centro Comunitário José Eduardo Franco de Moraes, sede do evento, fica na Rua Marcos Seber Filho, 1313, no Jardim Paulista, em Torrinha. Informações (14) 3656-3488, das 12 às 17 horas ou 0800 570 0800.

Jornada – Nos meses de outubro e novembro, o Sebrae-SP tem uma programação especial em todo o território estadual. No dia 12 foi aberta na capital paulista a Jornada do Empreendedor, uma série de 1 mil eventos que acontecerão nos quatro cantos do Estado de São Paulo destinados aos donos de micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e para quem sonha em ser o próprio patrão.

Estão sendo realizadas atividades ligadas ao desenvolvimento da cultura empreendedora, melhoria da gestão, da competitividade, inovação, entre outros, como palestras, oficinas, workshops, cursos e lançamentos.

Nos escritórios regionais do Sebrae-SP, as atividades se estendem ao longo do período. O Sebrae-SP Centro Paulista, que inclui os escritórios Regionais de Araraquara, São Carlos e mais 36 cidades da região, promove como parte da programação da Jornada do Empreendedor  diversas ações regionais com parceria e apoio à instituições, associações e entidades de fomento ao empreendedorismo e apoio às MPEs.

Torrinha – Em 2010, a Administração Municipal implantou o programa Torrinha, Cidade Empreendedora com objetivo de promover o desenvolvimento a partir de ações que favorecessem a formação de cidadãos empreendedores, capazes de buscar soluções para as questões pessoais e coletivas.

Em agosto do ano passado, após tratativas entre Executivo e Sebrae/SP, foi estabelecida a parceria para realização de ações focadas no tema. Em outubro, iniciaram palestras semanais sobre comportamento empreendedor e plano de negócios, tendo como aliada a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Torrinha. No mesmo mês, a prefeitura encaminhou ao Legislativo o PL da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, aprovado por unanimidade, sendo a Lei sancionada em dezembro.

Já em parceria com a Associação Amigos de Torrinha, foram capacitados 80 professores da Rede Municipal e implantado Programa Jovens Empreendedores – Primeiros Passos.

Integrando outros segmentos municipais, a Prefeitura iniciou em 2011 parcerias com a CAFENATO (Associação dos Produtores de Café Natural do Bairro do Paraíso do Alto de Torrinha); Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, oferecendo todo apoio institucional para estes  setores produtivos, base da atividade econômica do município.

Outras ações efetivas para o empreendedorismo de Torrinha foi a criação do Comitê Gestor Municipal das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e da Comissão Municipal de Emprego. Implantação da Sala do Empreendedor; Acessa SP e Banco do Povo Paulista, além de cursos profissionalizantes como o Aprender a Empreender.{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x