25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Trabalhadores da Athenas decidem manter paralisação hoje

Trabalhadores da Athenas decidem manter paralisação hoje

03/08/2016 11h25 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Trabalhadores da Athenas decidem manter paralisação hoje

A greve dos trabalhadores da Athenas Paulista que realizam o transporte coletivo em São Carlos deve prosseguir hoje.  A decisão foi unânime por parte de motoristas, cobradores e outros funcionários. 

Na tarde de ontem, em assembleia da categoria em frente à garagem da Athenas Paulista, às margens da rodovia Washington Luís o advogado do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Araraquara e Região, Amador Bandeira, afirmou aos trabalhadores que não concordava com o veto à contratação dos aposentados por parte da Suzantur e também a não garantia de equiparação salarial da nova empresa com os valores pagos pela Athenas Paulista.  “Só vamos parar esta greve se houver uma ordem judicial neste sentido”, anunciou Bandeira. 

Na tarde ontem, houve uma conversa entre representantes do sindicato da categoria com membros da Suzantur, empresa que assumiu o transporte em São Carlos através de um contrato emergencial, porém não ocorreu um acordo no que diz respeito à questão salarial e outros pontos que o sindicato defende.

A greve foi deflagrada na madrugada de ontem (2) durante uma assembleia realizada na garagem da Athenas Paulista. Nela, houve unanimidade entre os trabalhadores pela paralisação que afetou 100% do transporte público na cidade. Na assembleia de ontem, Amador Bandeira deixou claro que logo hoje de manhã organizará com os trabalhadores um sistema no qual 30% das linhas funcionem normalmente para que a greve não seja declarada ilegal. 

JUSTIÇA – A Prefeitura informou ontem, por meio de nota, que foi à Justiça para tentar restabelecer o transporte coletivo em São Carlos. Atualmente, 30 vans estão circulando realizando um transporte alternativo justamente num momento em que o município não dispõe de um serviço básico para a população. (leia abaixo)

NOVA AUDIÊNCIA EM ARARAQUARA – Bandeira também mostrou esperança no desfecho de uma audiência que será realizada hoje, às 16h, no Ministério Público do Trabalho, em Araraquara.  A Prefeitura de São Carlos poderá apresentar uma contraproposta às reivindicações apresentadas pelo sindicato. 

 

Prefeitura autoriza circulação de 30 vans 

 

Com a deflagração da greve de motoristas e cobradores da Athenas Paulista, a Prefeitura comunica que autorizou a circulação de 30 vans da Cooperativa de Vans de São Carlos – Coopervansc –, para atender de forma emergencial os usuários.

Neste momento o município busca soluções jurídicas para o restabelecimento do transporte coletivo regular. A nova empresa deve assumir no próximo dia 10, gradualmente, as 61 linhas do transporte coletivo.

 

TAC é contraproposta pela Prefeitura

 

A Prefeitura também protocolou ontem (2), no Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região – em Araraquara, ofício nº 886/16, fazendo uma contraproposta referente ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), proposto pelo órgão. A Prefeitura solicita mudanças em algumas cláusulas, como por exemplo, na Cláusula Primeira – letra “A” – que solicita que no contrato emergencial e no Edital da Licitação conste a imposição da contratação de todos os funcionários da Athenas Paulista pela empresa vencedora. “Entendemos que a municipalidade não pode se imiscuir na gestão operacional da empresa contratada, por isso sugerimos alteração na redação da cláusula, incluindo o termo preferencialmente”, explica o secretário de Trânsito, Márcio Marino.

Já na Cláusula Primeira – letra “B”, que estabelece a obrigatoriedade da contratada comprometer-se com a manutenção dos atuais salários e benefícios, a administração solicita a mudança para que a contratada comprometa-se a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Quanto a Cláusula Primeira – letra “C”, a empresa vencedora já apresentou garantia, realizada por meio de caução. Também foi solicitada a exclusão da Cláusula Segunda, pois o município não pode se comprometer com valores que são devidos pela Athenas Paulista (RMC Transportes Coletivos LTDA).

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x