19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Trabalhadores da educação tomam vacina a partir de amanhã

Trabalhadores da educação tomam vacina a partir de amanhã

Este grupo, segundo Diretoria Regional de Ensino, será formado por 2 mil pessoas com idade acima de 47 anos

09/04/2021 05h50 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Trabalhadores da educação tomam vacina a partir de amanhã Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos (SP), por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu na quinta-feira (8) 6.270 doses de vacina contra a Covid-19. O lote será destinado a imunizar idosos de 72 e 74 anos, já contando com as duas doses previstas e ainda os trabalhadores da educação com mais de 47 anos.

A Prefeitura programa o início da vacinação dos trabalhadores da educação para este sábado, 10 de abril. Estão incluídos professores, diretores, secretários de escola, inspetores de alunos, serviços de limpeza enfim todos os servidores que trabalham na escola. Os terceirizados e os servidores da rede municipal, privada e federal deverão anexar no cadastro os últimos 3 holerites.

Segundo a Diretoria Regional de Ensino, a estimativa é de que perto de 2 mil profissionais da Educação acima dos 47 anos sejam imunizados nesta etapa.

Para o secretário-geral e diretor regional do Centro do Professorado Paulista (CPP), o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), a imunização é bem-vinda, contudo a limitação de idade não é a ideal. “A vacina deveria ser para todo o grupo que trabalha na Educação. Desta forma iremos continuar com pessoas sem a dose da vacina em atividade nas escolas”.

Azuaite diz entender a escassez das doses da vacina e espera que este problema seja resolvido pelo governo. “Ao ver a notícia que projeto de lei no Congresso prevê a compra do imunizante pelas as empresas, vejo com bons olhos esta informação, desde que toda compra seja direcionada ao fortalecimento do SUS [Sistema Único de Saúde]”.

Para ele não cabe em um país como o Brasil, de imensa desigualdade social, criar um bolsão dos mais privilegiados com acesso à vacinação, enquanto a maior parte da população está sem o imunizante.

Até o momento São Carlos vacinou contra a Covid 44.036 pessoas, sendo 17.163 trabalhadores da saúde com as duas doses e ainda, 26.873 idosos, sendo 23.616 com a primeira dose e 3.257 com a segunda dose.

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberão um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o e-mail não foi deslocado para a caixa de spam.
No passo seguinte, o profissional da educação deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Também será necessário anexar os holerites dos meses de fevereiro e março.
Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante VacinaJá Educação e este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade.
No momento da vacinação, o profissional da educação deverá apresentar o comprovante Vacinaja Educação, RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde. Caso o usuário não apresente o comprovante Vacinaja Educação ou o seu número de CPF não conste no comprovante apresentado, ele não poderá ser imunizado.

LOCAIS – Neste sábado (10/02) a vacinação dos profissionais da educação vai ocorrer somente nos dois postos volantes com sistema drive thru localizados na FESC, na Vila Nery e no Estádio do Luisão, na Vila Prado, das 9h às 13h. Durante a semana, além dos postos volantes, os profissionais da educação também podem procurar as unidades básicas de saúde do Santa Felícia com extensão na Escola Estadual Attilia Prado Margarido) da Vila São José (com extensão na E.E. Andrelino Vieira) da Redenção (com extensão na EMEB Carmine Botta), do Azulville e do Cidade Aracy. O horário nessas unidades será das 13h às 16h.
Na quarta-feira (14/04), excepcionalmente, as unidades básicas de saúde do Santa Felícia e da Vila São José também vão atender os profissionais da educação no período da manhã, das 9h às 13h.
Denise Braga, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, disse que com o esquema montado não há necessidade de aglomeração. “Estamos colocando também as escolas como postos de apoio das maiores unidades básicas, caso das UBS’s da Redenção, Vila São José e Santa Felícia. Vamos atender a todas e todos, por isso é preciso calma para que não ocorra aglomeração”.

Influenza

Vacina de H1N1 começa a ser aplicada na segunda-feira

A vacinação conta a H1N1 iniciará na segunda-feira, 12 e prossegue até 10 de maio. O grupo prioritário será de crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A vacinação para idosos começa em 11 de maio. O intervalo é para promover um distanciamento de pelo menos 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e da gripe. A imunização se estende até 9 de julho.

Este ano o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas. Inicialmente serão vacinadas crianças (de 6 meses a menos de 6 anos), gestantes, puérperas (pessoas que tiveram filho há pouco tempo), povos indígenas e trabalhadores da saúde. A primeira etapa vai até 10 de maio.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

CRONOGRAMA – As Unidades de Saúde da Família (USF’s) vão aplicar tanto as vacinas contra a Covid-19 quanto a da gripe, porém com agendamento. “Como as unidades de saúde da família conhecem sua população, vão fazer contato com as pessoas e organizar para alguns dias vacinar Covid e outros vacinar gripe, e assim conseguir vacinar toda a população do território de cada unidade”, explica Denise Braga, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, lembrando que todos os protocolos sanitários serão cumpridos em todas as unidades e que não há necessidade de aglomeração.

A segunda etapa vai de 11 de maio a 8 de junho e contempla idosos (com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e particular de ensino. Já a última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho a 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades (hipertensão, diabetes, asma, entre outras) ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército, além de funcionários do sistema prisional. A população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas também serão imunizados nesta fase.

Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, disse que as doses da vacina contra a gripe para a primeira etapa da campanha chegam no próximo sábado (10/04). “Em 2020, imunizamos 70.869 pessoas em São Carlos, com cobertura vacinal de 80,54%. Foi o ano com mais procura pela vacina, uma vez que a pandemia já tinha começado, mas nossa meta é sempre alcançar 90% do público alvo”, explica a diretora.

HISTÓRICO – Entre os 70.869 imunizados em 2020, 33.204 estavam no grupo de idosos (113,48%), 8.927 profissionais da saúde (113,95%), 6.863 crianças (41,57%), 963 gestantes (40,96%), 214 puérperas (55,30%). Também já foram imunizados 1.348 professores (redes públicas e particular), 2.887 adultos de 55 a 59 anos, 6.640 pessoas da força de segurança e salvamento, 13.726 pessoas com comorbidades e dos demais grupos outras 2.073 pessoas.

O Ministério da Saúde ressalta que neste momento é importante que seja priorizada a administração da vacina contra a COVID-19, mesmo para as pessoas contempladas no grupo prioritário da Influenza. A Norma Técnica do Ministério da Saúde diz que o intervalo mínimo entre as imunizações deve ser de 14 dias entre as vacinas.

Unidades que aplicarão vacina contra gripe:

Em São Carlos a vacinação desta primeira fase será realizada nas unidades básicas de saúde (UBS) do Delta, Santa Paula, Vila Nery, Vila Isabel, Maria Stella Fagá, Botafogo e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x