18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Trânsito, PM e Guarda Municipal vão apreender transporte clandestino durante a TUSCA

Trânsito, PM e Guarda Municipal vão apreender transporte clandestino durante a TUSCA

08/11/2019 11h58 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Trânsito, PM e Guarda Municipal vão apreender transporte clandestino durante a TUSCA

A situação para quem busca burlar a lei e fazer o transporte clandestino e irregular em São Carlos ficou bastante complicada e principalmente agora durante a realização da Taça Universitária de São Carlos, a TUSCA. Terminou no dia 1º de novembro o prazo de suspensão da fiscalização do transporte por aplicativo. A partir de agora somente motoristas cadastrados na prefeitura poderão exercer a profissão.  Atualmente, estão cadastrados 450 motoristas parceiros de aplicativo que portam o selo de identificação e alvará do município de São Carlos para a atividade de transporte por aplicativo.

A Prefeitura de São Carlos, através do secretário de Transporte e Trânsito, Antônio Clóvis Pinto Ferraz, determinou uma grande fiscalização com os agentes e também com a colaboração da Polícia Militar e Guarda Municipal. Nenhum transporte que não seja regulamentado poderá ser feito na cidade e isso vale para a TUSCA. Todos os que não estiverem dentro das normas terão seus veículos apreendidos e levados ao Pátio Municipal, além de serem autuados e obrigados a pagarem uma multa.

Durante a festa universitária que acontece de 14 a 17 de novembro a fiscalização será intensa. Vans escolares não poderão transportar universitários. O transporte ocorrerá com os ônibus devidamente contratados para levar os estudantes aos recintos da TUSCA.

Todos os carros que trabalham por aplicativo e estão regulamentados estão um selo. “A existência do selo proporciona aos usuários total segurança, pois garante que o motorista não possui antecedentes criminais, nem e usuário de drogas, além do veículo estar em condições adequadas, pois foi vistoriado, e ter comprovado pagamento de seguro para os passageiros. Tudo para garantir total segurança e conforto para os usuários”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito, Antônio Clóvis Pinto Ferraz.

Durante a TUSCA veículos de outros municípios para poderem transportar estudantes deverão portar diversos documentos, entre eles a nota fiscal do transporte que deverá constar a cidade de origem dos estudantes, as datas que serão efetuados os transportes e o local de estadia dos estudantes.

PROIBIDO – Durante a TUSCA não será permitido o transporte por vans emplacadas no município conforme a Lei Municipal 12.829/2001. Caso os veículos forem abordados, serão autuados e apreendidos. Será apenas permitido o transporte de estudantes por ônibus fretado.

Com essa medida São Carlos tenta colocar um fim no transporte irregular e regulamentar o serviço por aplicativos, porém a população pode ajudar não utilizando serviços ilegais. “Pedimos à população que utilize regulamentado, pois as pessoas que oferecem transporte via celular, grupos de whatsapp e classificados online não oferecem nenhum tipo de garantia ao usuário, além de não poder fornecer recibo, não ter rastreamento da corrida, não ter seguro para os passageiros e não contar com a ouvidoria para receber possíveis contratempos durante a viagem”, disse Coca.

FISCALIZAÇÃO TUSCA

Ainda de acordo com o secretário Coca Ferraz, a fiscalização durante o evento será rigorosa, monitorada e quem desrespeitar a lei terá seu veículo apreendido.

O secretário explicou que o transporte clandestino é infração de competência municipal e rodoviária, com isso, todos os agentes da autoridade de trânsito (fiscais de transporte e trânsito, guarda municipal e polícia militar) estão aptos a fiscalizar a atividade de transporte remunerado de passageiros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x