23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Três novos Guardas Municipais de Ibaté passam por formação

Três novos Guardas Municipais de Ibaté passam por formação

Guardas já foram contratados e estão na primeira fase do curso de formação

29/11/2020 10h11 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Três novos Guardas Municipais de Ibaté passam por formação Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de Ibaté (SP)

A Prefeitura de Ibaté fez a contratação de três novos agentes, para compor a Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade, que já estão em curso de formação. Com essa contratação, que faz a reposição do efetivo da corporação que sofreu algumas baixas nos últimos anos, Ibaté passa a contar com 44 agentes.

Com 600 horas de aulas teóricas e práticas, a primeira fase do curso segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP). Na sequência, com a segunda fase do curso, será abordada a parte burocrática relevante para a GM.

Como referência na macrorregião, o município está, também, oferecendo a formação para quatro novos guardas da cidade de Brotas. O comandante da GCM de Ibaté, Vitor Reis, explicou que a integração é possível, já que a grade curricular do SENASP é a mesma para as duas cidades, com exceção das leis municipais. “Essas leis foram estudadas, separadamente por cada turma, na primeira semana do curso. Depois disso, seguimos juntos. Estamos satisfeitos em recebe em nossa cidade e integrar os novos guardas de Brotas ao curso de formação de Ibaté”.

Na primeira fase do curso, os temas abordados são: conhecimentos técnicos na área de procedimentos operacionais em segurança pública; doutrinas institucionais; gerenciamento de crises envolvendo atos suicidas; o papel da guarda municipal perante a sociedade; polícia comunitária; segurança de serviços, bens e instalações municipais; atribuições do poder de polícia no âmbito administrativo; controle de acesso;  combate, fiscalização e cuidados referente à Covid-19; escrituração administrativa e ocorrências; atendimento pré-hospitalar; combate a incêndios; uso progressivo e escalonado da força em controles de multidão e grandes eventos; defesa e busca pessoal e patrulhamento motorizado ostensivo.

O Prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, lembrou que a eficácia do processo de formação dos agentes de Ibaté está servindo de referência para outros municípios e pode ser comprovada na atuação prática dos profissionais no dia-dia. “Temos agentes mais capacitados, eficientes e que sabem quais são suas responsabilidades em relação à sociedade ibateense. São eles que fazem a segurança, a preservação do patrimônio público e agora, neste momento de pandemia do novo Coronavírus, executam também ações em favor da saúde pública”, finalizou Zé Parrella.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x