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Tribunal suspende licitação de gestão de postos do Poupatempo

26/01/2020 00h10 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Tribunal suspende licitação de gestão de postos do Poupatempo Foto: Arquivo Jornal Primeira Página

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por decisão liminar do Conselheiro Dimas Ramalho, determinou, na última terça-feira (21), por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, a suspensão por prazo indeterminado da licitação para a escolha de novos gestores de 74 postos de atendimento do Poupatempo. O valor estimado da contratação é da ordem de R$ 960 milhões.
Ao analisar duas representações em face do edital nº 075/2019 do Pregão Eletrônico promovido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Relator determinou a suspensão da licitação com o objetivo de evitar possíveis impropriedades no processo.
Dentre os questionamentos interpostos pelas representantes, constam queixas relativas à exigência de atestados e prova de experiência anterior no ramo; críticas sobre a ausência de informações acerca das remunerações pagas e sobre a concentração do objeto em lotes, o que causaria possível prejuízo à ampla competitividade.
No despacho, o Conselheiro-Relator entendeu que as alegações trazidas são pertinentes e que o edital poderia conter possíveis impropriedades, em contrariedade com o previsto na Lei nº 8.666/93.
Ao fixar um prazo de cinco dias para que a interessada apresente cópia integral do edital, bem como de seus anexos, para análise da Corte, o Relator ainda determinou que a Prodesp não tome nenhuma medida administrativa até ulterior deliberação por parte do plenário. A matéria será analisada pelos órgãos técnicos e julgada pelo Pleno em sede de Exame Prévio de Edital.
Licitação – Pregão Eletrônico
O Estado dividiu a gestão de 75 unidades do Poupatempo em sete lotes, em um processo que deveria ter sido finalizado no dia 6 e que custava, originalmente, R$ 850 milhões.
O primeiro adiamento foi decidido pelo próprio governo, após a Prodesp receber mais de 60 questionamentos sobre as regras da licitação.
O governo remarcou a licitação para o dia 20. Entre as duas datas, a empresa publicou uma correção no edital, alterando o valor total de R$ 850 milhões para R$ 960 milhões, argumentando que havia “erro” no cálculo das horas de trabalho dos prestadores de serviço.
A Prodesp informa por meio de nota que: “Avalia o conteúdo do atestado e não o formato”, diz o texto, dizendo que nas outras licitações nenhuma empresa foi inabilitada por não aceitação desses atestados.
A empresa relata também que afasta a possibilidade de cartel, argumentando que há competição. “Até terça-feira, 21, foram entregues mais de 20 propostas para cada lote”, informa a companhia.
Poupatempo
O Poupatempo é um programa que congrega serviços como a emissão de documentos, e é um dos mais bem avaliados pelo público. Os Postos reúnem órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, realizando atendimento sem discriminação ou privilégios com eficiência e cortesia. Os atendimentos são agendados para garantir conforto aos cidadãos e a eficiência ao programa. O agendamento e as informações sobre serviços oferecidos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas pelo Portal Poupatempo na internet ou pelo aplicativo SP Serviços para celular.

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