26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar aborda atuação política de Florestan Fernandes

UFSCar aborda atuação política de Florestan Fernandes

13/08/2015 13h38 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
UFSCar aborda atuação política de Florestan Fernandes

Amanhã (14), acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a mesa-redonda “Florestan Fernandes e sua atuação política”, ministrada pelos professores Lidiane Soares Rodrigues e Pedro José Floriano Ribeiro, docentes do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade.

O evento apresenta os “três Marx” do sociólogo e socialista Florestan e sua relação com a política, já que ele foi um leitor assíduo de Karl Marx e autores marxistas por toda a sua vida. Os palestrantes mencionam como, em “três” centenários do marxismo, Florestan tomou posições marcantes: em 1948, no “centenário do Manifesto”; em 1967, no “centenário d’O Capital” e em 1983, no centenário de falecimento de Marx.

O encontro também abordará como o sociólogo desenvolveu uma relação complexa e nem sempre compreendida com o mundo concreto da ação política, levando inquietações e inconformismos e atuando como voz crítica e dissonante em relação aos caminhos da legenda.

A mesa-redonda será realizada a partir das 16h no auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. 

O encontro é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, e integra a programação do evento “20 anos sem Florestan Fernandes”, realizado pela Biblioteca Comunitária (BCo) e pelo Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE), ambos da UFSCar, em parceria com a XIII Semana de Ciências Sociais. 

Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo telefone (16) 3351-8428. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x