24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar deve eleger novo reitor até julho

UFSCar deve eleger novo reitor até julho

22/05/2020 13h31 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
UFSCar deve eleger novo reitor até julho Foto: Divulgação

Atual reitora afirma que até agora só existem “especulações” e tentativas de se levar a política partidária para dentro da universidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com seus quatro campi – São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa dos Sinos – deve eleger até o final de junho, o novo reitor. O atual mandato termina no dia 4 novembro. Com o objetivo de organizar o processo eleitoral da sucessão do coimando universitário, o Conselho Superior da Universidade realizou, no mês passado, uma reunião preliminar.
A reitora da UFSCar, a professora Wanda Aparecida Machado Hoffmann, afirmou ontem, com exclusividade ao PRIMEIRA PÁGINA, que o processo eleitoral ainda está sendo pensado e organizado e que ainda não há nada definido. “Por conta da Covid-19 vamos ainda discutir com o Conselho Superior sobre a data e também a formato da eleição. Ainda não nada definido. O que existe até agora são apenas especulações.  Vale lembrar que o processo eleitoral de uma universidade é totalmente diferente das eleições partidárias. É bem verdade que muitos desejam levar esta política partidária para dentro da universidade, mas estamos alheios a isso. Estamos aguardando, inclusive, orientações do MEC para realizarmos o processo eleitoral interno”, explicou ela.
A reitora afirmou que ainda não sabe, sequer, se será candidata à reeleição ou indicará outro nome como candidato de seu grupo. “Temos um grupo que representamos que vamos tomar decisões conjuntas. A candidatura à reeleição não é algo que dependa apenas da minha vontade ou opinião. A decisão é de um conjunto de pessoas, de lideranças”, esclarece.
Wanda foi a primeira mulher escolhida para assumir a reitoria da UFSCar. A indicação dos membros da gestão 2016-2020 teve a Chapa 2 como vencedora, com 52,67% dos votos válidos, contra 47,33% da Chapa 1.
O processo foi coordenado pela Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho Universitário (ConsUni). O resultado subsidia a escolha dos nomes por parte de um Colégio Eleitoral.
Participaram da consulta 3.478 alunos de graduação e pós-graduação, 939 servidores docentes e 875 servidores técnico-administrativos. O universo para cada uma das categorias era de, respectivamente, 17.909, 1.239 e 1.008. Alunos dos cursos de graduação à distância votaram pelos Correios. Ao todo, foram 24 votos brancos e 86 nulos.
A pesquisa eleitoral foi realizada no dia 29 de junho e encerrada por volta das 3h do dia 1 de julho
Wanda Hoffmann foi uma das primeiras mulheres no Brasil a assumir a reitoria de uma universidade. Ela afirma que se sente honrada e preparada para compartilhar das aspirações das mulheres no ambiente acadêmico. Com carreira consolidada na UFSCar desde 1989, Wanda é doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais e pós-doutora em Prospecção de Informação Tecnológica e docente do departamento de Ciência da Informação. Também acumula a função de diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas no campus São Carlos.
OUTRA  CIDADE – Uma cidade dentro de outra cidade. Assim é o campus da UFSCar que recebe cerca de 15 mil pessoas por dia, entre professores, alunos, funcionários administrativos e visitantes. Só o campus de São Carlos tem mais de três vezes a população de Analândia ou nove vezes o número de habitantes de Trabiju. É uma população igual a municípios como Ribeirão Bonito e Itirapina, por exemplo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x