Cidades

UFSCar e parceiros inauguram Praça dos Advogados no Jardim Araucária


Foi inaugurada na última terça-feira, dia 10 de dezembro, a Praça dos Advogados, no bairro Jardim Araucária, em São Carlos. A iniciativa é fruto de uma parceria inédita, na qual a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Rotary Club de São Carlos – Pinhal se uniram à Subseção de São Carlos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Associação de Moradores do Jardim Araucária (Amja), com apoio da Prefeitura de São Carlos e da Câmara Municipal.
A ação é vinculada ao projeto de extensão “Arborização de áreas verdes públicas”, coordenado pela professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade. Em sua terceira edição, o projeto realizou o plantio de 100 árvores, sendo 53 na praça do residencial e 47 na avenida de acesso ao local, incluindo mudas de pitanga, araçá, goiaba, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco, sangra-d’água, pau-viola, dedaleiro, canafístula, pata-de-vaca, aroeira, jacarandá, jabuticaba e araucária, árvore símbolo da cidade e do bairro.
“Além do conforto para a nossa fisiologia, o verde das árvores proporciona paz e alegria, atrai pássaros e borboletas, traz um colorido especial, fazendo o lugar ficar agradável para as pessoas passarem mais tempo. Então é muito importante fazermos isso em toda São Carlos, para elevar a qualidade de vida dos moradores e aumentar as interações sociais”, destacou Souza durante a inauguração.
Um dos diferenciais desta edição foi o foco das homenagens, direcionado aos profissionais de Direito inscritos na OAB. Cada advogado doou 150 reais, correspondente ao plantio e manutenção de uma muda. “Esse projeto é encantador. Todos os advogados foram unânimes no sentido de parabenizar a iniciativa, que incentiva a conscientização das pessoas sobre o meio ambiente e a arborização, imprescindíveis na vida do ser humano. Destaco também a união dos advogados, porque foi um projeto que movimentou toda a OAB”, contou Ariadne Leopoldino Margarido, Presidente da Subseção de São Carlos da OAB. Na praça, foi afixada uma placa como nome dos 100 homenageados.
Sobre o projeto
O projeto segue os moldes de edições anteriores, realizadas em 2017 e 2018, quando foram inauguradas a “Praça das Mães e das Mulheres” (na Praça João Paulo II – em frente à pista de skate do bairro Santa Felícia) e a “Praça dos Pais e dos Filhos” (próxima ao Shopping Iguatemi), com o plantio total de 250 árvores, que estão sendo cuidadas com os recursos arrecadados das pessoas que homenagearam entes queridos.
Todo o recurso arrecadado junto aos advogados é administrado pelo Rotary Club de São Carlos – Pinhal, em parceria com a Associação dos Moradores do Jardim Araucária, e será integralmente investido no local, para manutenção das mudas por, no mínimo, dois anos, incluindo a retirada de ervas daninhas, controle de formigas, adubação periódica e a substituição das plantas, se necessário. Dos R$ 15 mil arrecadados, R$ 10 mil já foram transferidos pelo Rotary Pinhal à Amja.

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *