27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar está entre as instituições do grupo de excelência no Índice Geral de Cursos divulgado ontem pelo Inep

UFSCar está entre as instituições do grupo de excelência no Índice Geral de Cursos divulgado ontem pelo Inep

18/11/2011 19h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
UFSCar está entre as instituições do grupo de excelência no Índice Geral de Cursos divulgado ontem pelo Inep
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está no Grupo de Excelência do Índice Geral de Cursos (IGC), relativo a 2010, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). No total foram avaliadas 2.176 instituições em todo o País. Com a nota máxima (cinco), a UFSCar está em 6º lugar entre as 218 universidades avaliadas; em 20º lugar entre as 27 melhores instituições do País (também com nota cinco) e em 10º lugar no Estado de São Paulo, também dentro do Grupo de Excelência.
O Índice Geral de Cursos avalia os cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior, compondo-se como a média ponderada entre o Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que avalia os cursos de graduação, e Nota da Capes, que avalia os cursos de pós-graduação. A avaliação do CPC foi feita com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 e nas avaliações feitas por especialistas diretamente nas instituições, que observaram as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Das 27 instituições que registraram o melhor desempenho, 16 são universidades públicas e 11 compreendem instituições privadas.
No Enade 2010 foram avaliados 14 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, e cinco cursos tecnólogos. Na UFSCar, foram avaliados os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, que obtiveram nota máxima cinco; bacharelado em Educação Física e Agronomia, que ficaram com nota 4; e os cursos de Medicina e o Especial em Agronomia voltado para  assentados da reforma agrária, que não obtiveram conceito por não terem formado as primeiras turmas.
Para o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o resultado do IGC é um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido na Instituição. “Essa avaliação é resultado de uma visão da universidade de que a excelência acadêmica é um compromisso que norteia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nosso desafio é manter o crescimento da UFSCar com essa qualidade e com as condições para que os estudantes possam ter um espaço privilegiado de formação. É importante ressaltar também a qualificação de nosso corpo docente, composto por mais de 93 % de professores com doutorado”. Para a Pró-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, Maria Silvia de Assis Moura, a avaliação do IGC “comprova o trabalho sério e o compromisso social da Universidade”.
No IGC 2009, divulgado pelo MEC no início deste ano, a UFSCar também ficou com conceito máximo e ocupou o sexto lugar entre as 180 instituições avaliadas. O Enade 2009 atribuiu nota cinco aos cursos de Psicologia e Turismo e nota 4 para os cursos de Música, Estatística e Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade.
O resultados do IGC 2010 e do Enade 2010 podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), www.inep.gov.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
mev
mev
12 anos atrás

Parabens a todos os Docentes da nossa Universidade Federal de Sao Carlos!!!

mev
mev
12 anos atrás

Parabens a todos os Docentes da nossa Universidade Federal de Sao Carlos!!!

Secretário de curso
Secretário de curso
12 anos atrás

Parabens aos alunos também que mostraram ter aprendido a lição fazendo uma boa prova.

Wholesale jewelry
Wholesale jewelry
11 anos atrás

bom blog. Eu amo o seu post. Continue a fazer o bem.
Wholesale jewelry

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x