18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar inaugura espaço de empreendedorismo e inovação na Biblioteca Comunitária

UFSCar inaugura espaço de empreendedorismo e inovação na Biblioteca Comunitária

12/10/2019 08h45 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
UFSCar inaugura espaço de empreendedorismo e inovação na Biblioteca Comunitária

Na última quarta-feira, dia 9 de outubro, a UFSCar realizou a inauguração da Starteca – espaço de empreender, localizado no Piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo), na área Norte do Campus São Carlos. O novo espaço de coworking foi criado em uma parceria entre o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e a Agência de Inovação (AIn), ambos da Universidade, para atender a comunidade em ações voltadas à inovação e ao empreendedorismo. O evento de inauguração reuniu mais de 50 pessoas entre docentes, técnico-administrativos, estudantes e contou com a participação da Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann; do Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari Junior; do Diretor da AIn, Rafael Aroca; do Diretor do SIBi, Roniberto Amaral; da Coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa (NuEmp), Marta Marjotta-Maistro; e da Diretora da BCo, Mariza Lozano.

A Starteca foi apresentada como um novo espaço de interação e suporte a atividades voltadas à transformação de ideias e conhecimentos em inovação e empreendimentos. O espaço também visa abrigar cursos e eventos, apoiar a área de Informação e Propriedade Intelectual e reunir ferramentas automatizadas para potencializar a busca de parceiros para projetos e soluções de problemas.

Na ocasião, as autoridades da UFSCar declararam tratar de um projeto que significa muito mais do que um espaço físico, mas um lugar de conexão e compartilhamento que estimule soluções inovadoras para as questões da sociedade. Além disso, a Starteca resulta de uma ideia construída por várias pessoas que se preocupam em aproximar a sociedade da Universidade, haja vista a atuação coletiva que envolveu diversas unidades organizacionais da UFSCar.

Em sua fala, a Reitora Wanda Hoffmann destacou seu orgulho com a inauguração da Starteca, especialmente neste momento de desafios financeiros, afirmando ser a realização de um sonho de muitos anos e que envolveu muitas pessoas. “Nós discutíamos em sala de aula como as bibliotecas acompanhariam as demandas da sociedade do século XXI no compromisso com a informação, por isso inaugurar este espaço hoje é motivo de alegria para todos nós”, declarou.

A Biblioteca Comunitária da UFSCar, que no ano passado recebia 500 visitantes por dia e, atualmente, recebe em torno de 2.800 pessoas diariamente, tem ampliado a sua atuação para além do empréstimo de livros e, portanto, foi o lugar ideal para a instalação da Starteca, disse o Diretor do SIBi, Roniberto Amaral. “A Starteca ficará institucionalizada para disponibilizar aos estudantes ferramentas que os possibilitem escolher se sairão da Universidade apenas com o diploma de graduação ou com uma empresa criada que possa impactar a sociedade”, destacou Amaral.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x