16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar realiza 15ª edição do Universidade Aberta

UFSCar realiza 15ª edição do Universidade Aberta

10/05/2013 11h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar realiza 15ª edição do Universidade Aberta

 

Alunos do ensino médio e cursinhos pré-vestibulares estão tendo a oportunidade de conhecer o campus e os cursos oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Universidade Aberta, evento que objetiva aumentar o interesse de jovens e adultos pelo conhecimento, pelas profissões e pela continuidade de seus estudos, começou na manhã desta quinta-feira, 9, e vai até sexta-feira, 10, às 18h.

Durante todo o dia, os próprios alunos da graduação apresentam seus cursos para os interessados, através de estandes localizados ao lado da Biblioteca Comunitária. Fazem parte da programação palestras, visitas pelo campus, laboratórios e pela própria Biblioteca Comunitária – ambas monitoradas por alunos da UFSCar.
Ao mesmo tempo, a universidade realiza o “Circo da Ciência”, evento que conta com a exposição de experimentos e apresentação de peças teatrais que mostram a ciência de uma maneira simples e deslumbrante. Todas as atividades da são gratuitas.

Escolas públicas e particulares da cidade e região comparecem ao evento.

O aluno Leonardo Lima, que estuda na Escola Estadual Álvaro Guião, afirma que a Universidade Aberta é uma grande oportunidade para quem está com dúvidas na hora de escolher que carreira seguir. “A Universidade Aberta é fundamental principalmente quando estamos com dúvidas sobre qual curso escolher na hora de se inscrever no vestibular”.

O jovem disse ainda que após ver as apresentações dos cursos não teve mais questionamentos sobre que carreira seguir: “Estava com algumas coisas em mente, mas depois de ver os estandes decidi por engenharia de produção”.

 

CAJOBI – Localizada na região norte do estado, Cajobi fica a aproximadamente 200 km de São Carlos. Foi de lá que saiu a caravana da Escola Estadual Elmira Goulart Pereira. Para a diretora Maria José, a Universidade Aberta da UFSCar não se compara as feiras de profissões da região norte do estado. “Esse é o segundo ano consecutivo que nossa escola vem a São Carlos. Visitamos várias feiras de profissões no decorrer do ano, nas cidades de São José do Rio Preto, Bebedouro, Barretos entre outras, mas nunca vi uma feira assim tão organizada. A estrutura da UFSCar é incrível. As palestras são muito elucidativas. Os graduandos estão bem preparados nos estandes para tirar as dúvidas dos alunos.”

Maria José afirma que a visita serve de estímulo para os estudantes que vão prestar vestibular. “A porta de entrada da UFSCar é o Enem e todos os meus alunos irão fazer o exame, então é essa visita é o maior estímulo. Principalmente para aqueles que estão desanimados, eles podem ver como é o ambiente acadêmico, conhecer os departamentos e assistirem as palestras. Eu acredito que esse clima vai fazer com que, quando voltarmos para Cajobi, eles vão assistir às aulas com um pouco mais de carinho para conseguir tornar o sonho realidade, porque a vida acadêmica é um sonho, uma maravilha.”

 

VESTIBULAR – O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicou na edição de ontem (9) do “Diário Oficial da União” o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. As inscrições começam às 10h de segunda-feira (13) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no próprio site do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem). O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. A UFSCar é uma das universidades que utiliza exclusivamente os resultados do Enem para a seleção de estudantes que ingressarão em 2014 nos cursos de graduação presenciais ofertados em seus três campi (São Carlos, Araras e Sorocaba). Para mais informações acesse o site da UFSCar (www.ufscar.br), ou o site do INEP (www.inep.gov.br)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x