25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unicep: 40 anos de excelência acadêmica com relevância social

Unicep: 40 anos de excelência acadêmica com relevância social

29/08/2012 17h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Unicep: 40 anos de excelência acadêmica com relevância social

Nesta quinta-feira, 30, a Unicep completa 40 anos, consagrando-se como um dos melhores Centros Universitários do Estado de São Paulo. Com 28 cursos de graduação e 20 de pós-graduação, a universidade ocupa o 6º lugar entre os centros universitários e universidades particulares. Assim, mantém-se no grupo de excelência do Ministério da Educação, MEC.

 

Idealizada em 1971, a então Faculdade de Administração de Empresas de São Carlos, foi fundada pelos professores Oswaldo Aparecido Ienco (in memorian) e Antonio Carlos Vilela Braga e autorizada em 30 de agosto de 1972. Administração foi o primeiro curso da instituição, mantido desde então, pela Associação de Escolas Reunidas. A mesma, hoje, é responsável pela Unicep, Asser Rio Claro e Asser Porto Ferreira. Dessa maneira, a Associação de Escolas Reunidas vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Região Central Paulista.

Para o diretor da Mantenedora, Marcello Ap. Ienco: “Sem dúvida, o crescimento e desenvolvimento da Unicep nestes 40 anos se devem à atuação do seu corpo docente capacitado, por mestres e doutores, coordenadores, diretores, funcionários e alunos, enfim, todos os seus colaboradores. Também não podemos esquecer de seus fundadores, Prof. Braga e Prof. Oswaldo Ienco, que, com muito trabalho, perseverança e, acima de tudo, amor pela educação, idealizaram, há 40 anos, uma instituição que pudesse oferecer à população de São Carlos e região educação, de qualidade. Mais que isso, hoje a Unicep figura entre as mais importantes instituições de ensino do Estado de São Paulo e do Brasil”.

Atualmente, a Unicep conta com 5 mil alunos de graduação e mil de Pós-Graduação. Tudo isso graças às suas atividades de ensino e pesquisa, projetos pedagógico, excelente infraestrutura e evolução com qualidade.

É importante ressaltar que, pelo terceiro ano consecutivo, a Unicep ganha o selo “IES Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) às instituições de ensino comprometidas com a educação superior de qualidade e com o auxílio à sociedade. Só em 2011, a instituição realizou mais de cem mil atendimentos à população com suas atividades de extensão junto à comunidade.

Os serviços gratuitos e de ótima qualidade para a comunidade são resultado dos programas de extensão da Unicep, que trazem efeitos positivos para o aprendizado dos alunos e para a população. Vinculados às áreas sociais, culturais e saúde, os programas semestrais e anuais incluem ações comunitárias dentro e fora dos campi da Unicep. O órgão responsável pela coordenação das atividades e políticas de extensão é a Diretoria de Programas de Extensão e Atividades Práticas da Unicep.

Alguns programas da Unicep já são famosos na cidade e trazem benefícios para toda população, como a IDA (Inclusão Digital de Adultos), que insere jovens e adultos no ambiente da informática; o Pró-Saúde, em que alunos e professores fazem testes, palestras e orientações voltadas à saúde em geral, em lugares de grande aglomeração de pessoas ou em ações comunitárias; o programa Música na Escola – Saúde e Qualidade de Vida, desenvolvido em Itirapina (SP), em parceria com a Prefeitura daquela cidade, é voltado à socialização das crianças e adolescentes através da música com atividades artísticas, rítmicas, expressivas e orientações de saúde.

O Banco de Empregos, há 17 anos, insere os alunos no mercado de trabalho, auxiliando-os e as empresas de São Carlos e região. Os alunos podem iniciar sua vida profissional enviando currículos para as vagas disponíveis de estágio, por meio dos convênios feitos com diversas empresas.

Implantado em 1995, o Banco de Empregos conta com 503 empresas conveniadas de São Carlos e Região; são aproximadamente 3500 alunos beneficiados. O Banco de Empregos também é responsável pela coordenação dos estágios internos da instituição: os alunos têm a oportunidade de realizar estágio na própria Unicep, em sua área de formação, recebendo descontos em sua mensalidade, que podem chegar a 100%, de acordo com a carga horária.

O intercâmbio Internacional também já é conhecido pelos alunos da Unicep. A instituição tem convênios com a “Indiana University Of Pennsylvania”, IUP, nos Estados Unidos, e com a “La Faculdad de Ingenieria da UNCPBA”, Unicen, da Argentina. O intercâmbio possibilita aos alunos o aprimoramento dos seus estudos, além da exposição à vida acadêmica e cultural de outros países.

O CIC e o Conape também são outros diferenciais da Unicep. Desde 1996, acontece o Congresso de Iniciação Científica (CIC), que incentiva docentes e alunos a buscarem o caminho do ensino e da pesquisa, estimulando os alunos a ingressarem no campo das pesquisas por meio da iniciação científica. Em 1997, acontece a primeira edição do Congresso Nacional de Pesquisadores (CONAPE), reunindo professores, pesquisadores, pós-graduandos e outros profissionais das empresas públicas e privadas envolvidas nas mais diversas áreas do conhecimento, para apresentação e discussão de tecnologias emergentes.

A pós-graduação também é uma marca registrada da Unicep, que, desde 1998, oferece cursos de pós-graduação que projetam o nome do centro universitário e atraem estudantes de todo o Estado de São Paulo, provando que é uma instituição de qualidade e quem ganha é a educação brasileira. Aproximadamente 2 mil alunos já foram certificados nos cursos de pós-graduação, até agosto de 2012. A Unicep também já ofereceu seus cursos em Piracicaba, Monte Alto, Porto Ferreira e Rio Claro, sempre em parceria com instituições locais, com grande êxito. Com os cursos de pós-graduação – MBA e Especialização, a Unicep busca sintonizar o trabalho acadêmico e as experiências do mercado de trabalho.

O desafio da Unicep é manter o nível de crescimento sem perder a qualidade, continuando a investir em infraestrutura, no pessoal docente e de apoio acadêmico, em projetos de pesquisa, programas de extensão universitária e novos cursos, em todos os níveis, para atender à crescente demanda e às atualizações que o mercado exige. Venha nos visitar e conhecer de perto o trabalho que está sendo desenvolvido nesses 40 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x