26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unidade Saúde-Escola comemora oito anos de atividades

Unidade Saúde-Escola comemora oito anos de atividades

24/05/2013 22h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Unidade Saúde-Escola comemora oito anos de atividades

A Unidade Saúde-Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está completando oito anos em 2013. Para comemorar, nos dias 27, 28 e 29 de maio, acontece o III Ciclo de Debates Interdisciplinares da USE. O evento, que contará com a participação de professores da UFSCar e de outras universidades, além de convidados da área de saúde e de outras áreas do conhecimento, e os próprios usuários da unidade, tem uma programação composta por palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e uma oficina de dança de salão. Serão abordados, entre outros assuntos, o direito à saúde e a formação de profissionais para o cuidado em saúde, além da ética no ensino, pesquisa e extensão. Também haverá um passeio lítero-musical pelas histórias e memórias de São Carlos.

 

Inaugurada no final de 2004, a USE é um ambulatório de média complexidade da UFSCar, que apresenta uma proposta inovadora no que se refere à integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, à interdisciplinaridade e à integralidade do cuidado. Pacientes, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, de municípios de São Carlos, Ibaté, Descalvado, Dourado, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito, assim como os demais municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde de Araraquara, são atendidos por docentes, profissionais de saúde da Unidade e, principalmente, por estagiários dos cursos de saúde da UFSCar, como Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Educação Física e Gerontologia.

Articulando educação e pesquisa, na USE são desenvolvidas atividades voltadas, principalmente, para a reabilitação física e mental, como intervenções psicoterápicas individuais e em grupo voltadas para transtornos psicológicos leves e moderados. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também recebem atendimentos médicos nas áreas respiratória, cardiovascular, ortopédica, neurológica, reumatológica, geriátrica e ginecológica.

Os interessados em participar do III Ciclo de Debates Interdisciplinares da USE podem se inscrever pelo email [email protected]. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na própria Unidade, localizada na área Norte do campus São Carlos, e no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. A programação completa e outras informações estão disponíveis em www.use.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x