16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unidade Saúde Escola renova convênio com a Prefeitura de São Carlos para atendimento à população

Unidade Saúde Escola renova convênio com a Prefeitura de São Carlos para atendimento à população

01/09/2019 09h18 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Unidade Saúde Escola renova convênio com a Prefeitura de São Carlos para atendimento à população

No início deste mês de agosto foi assinado o novo convênio entre a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Carlos, que prevê atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) para a população da cidade e dos municípios da microrregião (Ibaté, Descalvado, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira e Dourado). A partir do novo convênio, foram pactuados 2.049 atendimentos mensais na USE, que serão pagos de acordo com os valores da tabela SUS.

A USE está integrada à rede de saúde de São Carlos desde 2014 e oferece atendimento em seis Linhas de Cuidado: Cardiorrespiratória e Doenças Metabólicas; Musculoesquelética; Infância/Adolescência; Neurologia; Práticas Integrativas e Complementares; e Saúde Mental. Todos os pacientes são atendidos a partir de encaminhamento feito pelas demais unidades da rede de saúde municipal e passam pelo Acolhimento na USE. A partir da escuta qualificada feita pela equipe de psicólogas, enfermeiras, fisioterapeutas e assistentes sociais, são levantadas as necessidades de cuidado do usuário e realizados os devidos direcionamentos para as Linhas de Cuidado da própria USE ou para outros pontos da rede de atenção à saúde.

O Plano Operativo Anual do Convênio prevê metas qualitativas e quantitativas, o que exige procedimentos internos da USE no que se refere ao registro dos atendimentos nas guias adequadas que são encaminhadas para a SMS. Além disso, atividades relacionadas à educação permanente deverão ser realizadas e acompanhadas pelas coordenações das Linhas de Cuidados, assim como a manutenção dos Encontros Interprofissionais em Saúde, que abrem espaço para apresentação das Linhas, discussão de casos clínicos e troca de experiências entre profissionais, estudantes, pesquisadores e servidores.

O Plano Operativo Anual, juntamente com o Planejamento Estratégico da USE, realizado no final de 2018, constituem importantes ferramentas para ações da gestão. Nelci Adriana Cicuto Rocha, Diretora da USE-UFSCar, acredita que “[esses documentos] são essenciais para apontar as metas a serem alcançadas e criar meios para monitorar os avanços, causando impacto na organização administrativa da Unidade e nas ações de assistência”.

Em 2018, a USE realizou 28.527 atendimentos, um recorde histórico. No primeiro semestre deste ano foram realizados 13.567 atendimentos, com um total de 894 acolhimentos de novos usuários em todas as Linhas de Cuidado.

Além do atendimento aos usuários do SUS, a USE-UFSCar é um importante espaço para a prática do ensino, da pesquisa e da extensão. São dezenas de projetos realizados anualmente que permitem a capacitação profissional e o aprimoramento da formação dos estudantes envolvidos, o que têm também reflexos positivos no atendimento oferecido pela Unidade. “As ações de ensino são organizadas pelos professores e visam a qualidade do aprendizado, o que se reflete na qualidade da assistência à população. Hoje, a USE possibilita a interação dos mais diferentes profissionais da Saúde e áreas correlatas enriquecendo a construção coletiva do aprendizado dos estudantes presentes na Unidade”, garante Maristela Adler, Diretora Técnica da USE. “A presença de diferentes cursos de graduação facilita o trabalho interprofissional, uma experiência que o aluno levará para sempre, e possibilita uma assistência diferenciada à população, com o cuidado integral aos pacientes”, complementa Adriana Rocha.

Neste ano, a USE também está avançando em várias frentes na busca por novas parcerias para financiamento de projetos e ampliação de recursos, além do incremento das ações de gestão e fluxos de trabalho, a partir do seu Planejamento Estratégico. Mais informações estão em www.use.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x