24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USF do Jardim Gonzaga realiza festa para comunidade

USF do Jardim Gonzaga realiza festa para comunidade

27/10/2011 20h08 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
USF do Jardim Gonzaga realiza festa para comunidade

Na tarde de ontem (27), a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Gonzaga, realizou uma confraternização em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado no último dia 12.

Segundo Doutor José Evandro Marques Gomes, médico responsável pela USF do Jardim Gonzaga há dois meses, a atividade teve como foco principal, fortalecer o vínculo da unidade com a comunidade local. “Nosso objetivo é resgatar o contato com a comunidade que estava um pouco afastada do local para que volte a usar os serviços oferecidos”, explica.

Hoje, a unidade conta com uma equipe que inclui médico, enfermeiros, agentes comunitários, dentistas, técnicos e auxiliares para realizar o atendimento diário da população que procura o atendimento diretamente na unidade e para os pacientes que recebem a equipe em suas próprias casas.  “Antes, eram ofertados, em média, 250 a 260 consultas por mês na unidade, Hoje, estamos realizando mais de 520 atendimentos durante o mesmo período”, explica Dr. Evandro.

Diariamente são atendidas crianças, idosos, gestantes e adultos que antes tinham dificuldade de acesso ao atendimento. “Mudamos a forma de atendimento colocando horários específicos para os casos mais urgentes logo cedo, que chamamos de horário de acolhimento, e para as consultas. Além das visitas domiciliares”, explica o médico.

As visitas domiciliares também mostram números expressivos. “Em um mês, realizamos mais de 20 visitas, um número diferente dos que conseguíamos realizar antes. Também pretendemos resgatar os pacientes acamados, os idosos com limitação de vir até a unidade, entre outros”, comenta Dr. Evandro.

“Este evento mobilizou toda a equipe a participar porque o que todos buscamos é este resgate da comunidade. Queremos trazê-los de volta para o nosso atendimento para acompanhar a saúde e porque temos muita coisa boa para oferecer”, diz o médico destacando o papel do médico da família. “O médico da família tem que ser diferente, tem que ser um gerenciador motivando a equipe para trabalhar e atuar de forma diferente. A equipe da família não é só consulta médica e de consultório, é a visita domiciliar e o contato direto com a comunidade”, completa.{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x