24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP adotará diploma digital

USP adotará diploma digital

27/03/2012 17h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
USP adotará diploma digital

A Universidade de São Paulo (USP) vai adotar um dispositivo inédito de diplomas com certificação digital. O novo formato do documento visa evitar fraudes e agilizar o acesso aos certificados. A previsão é de que o novo modelo esteja disponível aos alunos a partir do início de 2013. O diploma tradicional, feito em papel, no entanto, não será substituído.

Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no dia 21 de março, o diploma virtual da USP possibilitará que outras instituições adotem a tecnologia. O sistema funciona como a certificação já usada no sistema judiciário ou no Cadastro da Pessoa Física (e-CPF), por exemplo. Logo após a colação de grau, os formandos receberão uma assinatura digital que possibilitará o acesso ao certificado de conclusão de curso e ao histórico escolar pela internet.

A agilidade do sistema trará fim aos inconvenientes pelos quais muitos alunos recém-graduados – que necessitam apresentar com urgência os títulos para trabalhar ou que pretendem se candidatar a concursos públicos, exames da OAB ou residência médica, por exemplo-, passam, visto que eles não precisarão mais aguardar o diploma em papel.

Atualmente na USP, quando a documentação chega à secretaria-geral – geralmente três meses após a colação de grau -, o órgão ainda leva um mês para finalizar o certificado, cuja validade depende da emissão do número de registro pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), que é pessoal e intransferível. Ao ser expedido, o diploma deve, obrigatoriamente, ser assinado pela autoridade máxima dentro da instituição, juntamente com o diretor da unidade e pelo formando.

Ainda assim, casos de falsificações acontecem. Em 2011, por exemplo, dos 37.227 títulos de graduação, extensão e pós-graduação emitidos pela secretaria da universidade, pelo menos 20 casos de diplomas falsos foram registrados.

Segundo a vice-presidente do CEE, Nina Ranieri, a virtualização pode se tornar a realidade de todas as certificações. “O futuro será esse, pela celeridade e documentação fidedigna”, declara.

Porém, não é possível afirmar se todas as universidades da cidade adotarão o novo formato. Segundo informações da assessoria de imprensa da Unicep – Centro Universitário Paulista, a instituição de ensino não tem nada a declarar sobre o assunto, já que a possibilidade de instituir o diploma digital ainda não foi analisada pela diretoria.

A pró-reitoria da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) tampouco afirmou se irá ou não aderir ao diploma digital, pois até o fechamento desta edição, nenhuma resposta havia sido enviada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x