18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP São Carlos participa da 18ª Feira do Estudante

USP São Carlos participa da 18ª Feira do Estudante

29/05/2015 11h50 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
USP São Carlos participa da 18ª Feira do Estudante

Apresentar ao público informações sobre carreiras, vestibular e profissões, motivando-o a fazer parte da Universidade de São Paulo. Esse é o principal objetivo da USP ao participar da “18ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2015”, que será realizada de hoje (29) a domingo (31).

A USP São Carlos e diferentes unidades da universidade ocuparão um estande de 300 metros quadrados, no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

As unidades do Campus apresentarão informações sobre os diferentes cursos oferecidos, possibilidades de atividades acadêmicas e profissionais e esclarecerão as dúvidas do público que visitar a feira.

Para o professor João Marcos de Almeida Lopes, “a participação em Feiras de Estudantes como essa contribuem para trazer a Universidade de São Paulo mais para perto daqueles que queiram conhecê-la e mostrar que fazer parte dela pode ser um objetivo possível. A participação do Campus contribui ainda para demonstrar a qualidade e o vigor das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, apresentando uma alternativa de ensino superior de qualidade também no interior do Estado”.

Lopes é docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e responsável pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária da USP de São Carlos, que promove a participação do Campus no evento.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) vai apresentar um kit da Experimentoteca sobre o tema “Eletrólise”. Materiais como esses são disponibilizados para escolas de São Carlos e região e levam atividades experimentais às salas de aulas.

Para os interessados em demonstrações, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) vai exibir um robô que é capaz de seguir a luz, produzido com uma placa Arduino (uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software), além de um objeto da área de educação matemática chamado “Torre de Hanói”, que é uma espécie de “quebra-cabeça”.

O IAU também levará uma torre para o evento: a representação da Torre Eiffel, produzida no próprio Instituto. Os interessados também poderão consultar materiais e conversar com representantes do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Além disso, amanhã (30), às 12 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) vai apresentar a palestra “A Física no IFSC e o Mercado de Trabalho”, com o professor João Renato Muniz.

“A participação no evento consolida a articulação entre as diferentes unidades do Campus: IAU, IQSC, IFSC, ICMC, EESC, CDCC, Centro Cultural e Prefeitura do Campus, que tem como objetivo criar outros canais e mecanismos de comunicação com a sociedade em geral e com a comunidade paulista em particular, além de contribuir para que a Universidade cumpra o papel que lhe cabe no debate cultural, político e social contemporâneo”, destaca Lopes.

As inscrições para as atividades e palestras da feira devem ser feitas pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que promove o evento.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x