18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP São Carlos terá curso de Ciência de Dados em 2021

USP São Carlos terá curso de Ciência de Dados em 2021

25/06/2020 13h26 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
USP São Carlos terá curso de Ciência de Dados em 2021 Foto: Divulgação / USP São Carlos (SP)

A Universidade de São Paulo, em reunião do Conselho Universitário, aprovou a criação do curso de Bacharelado em Ciência de Dados do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus da USP em São Carlos. O novo curso oferecerá 20 vagas oriundas dos Bacharelados em Ciências de Computação e em Matemática, será oferecido em período integral e terá duração de quatro anos.

O novo curso do ICMC visa formar um profissional que domine os conhecimentos e habilidades necessárias em algoritmos, estruturas de dados e programação, inteligência artificial, aprendizado de máquina e mineração de dados estruturados e não estruturados, modelagem, organização, armazenamento e gerenciamento de dados, modelagens matemáticas e estatísticas, otimização, inferência, construção e condução de experimentas, visualização científica e de informação, e desempenho computacional, além de desenvolver competências em ética, comunicação e pesquisa.

Além disso, o Conselho também aprovou, em sessão realizada virtualmente, a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2021. No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.905 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a resolução nº 7.373/2017, que estabelece as formas de ingresso na Universidade, para 2021, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP). Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

Do total de 8.242 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 4.945 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 2.144 vagas para candidatos EP; e 1.153 para EP/PPI.Para a seleção do Sisu estão sendo destinadas 2.905 vagas: 616 serão para ampla concorrência; 1.262 para estudantes EP e 1.027 para estudantes EP/PPI.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x