25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > USP-São Carlos vislumbra internacionalização

USP-São Carlos vislumbra internacionalização

18/12/2011 19h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
USP-São Carlos vislumbra internacionalização

A internacionalização universitária é sem dúvida um dos grandes desafios do Brasil. A maioria dos países da Europa já articulam sua educação em torno de um espaço comum de qualidade, garantindo a desenvoltura internacional de seus alunos, formando cidadãos críticos com visão globalizada, prontos para enfrentar as exigências do mercado de trabalho, e também garantindo o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e a produção do conhecimento voltados para a garantia da soberania de seu bloco.

No Brasil, ainda há um desencontro nas ações internacionalizadas, que deixa o país em uma condição de certa passividade educacional. Diante desta necessidade, algumas universidades nacionais já traçam políticas objetivas para atuação conjunta entre Universidades, que lhes facultem uma dimensão internacional, possibilitando a troca de conhecimento e de experiências que gerem crescimento qualitativo da graduação, pós-graduação e pesquisa e que, afinal, garantam a soberania educacional do país.

Mais um importante passo em direção ao processo de internacionalização da educação superior no Brasil está sendo dado pela Universidade de São Paulo, aqui mesmo,em São Carlos.

Há duas semanas o Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) recebeu pesquisadores da University of East Anglia (UEA), localizada no Reino Unido. Os pesquisadores britânicos Duncan Craig e Susan Barker, acompanhados da brasileira Tharin Blumenschein – que, atualmente, também leciona na UEA –, estiveram no IFSC com o intuito de firmar parcerias entre a UEA e a USP.

Na ocasião, o professor Duncan Craig ministrou uma palestra sobre esta colaboração, apresentando os potenciais da colaboração entre as áreas de física e farmácia, enquanto a Profª Blumenschein e a Profª Barker falaram de outros objetos de interesse em comum, como a investigação de proteínas através da técnica de Ressonância Magnética Nuclear e aplicações várias da matemática.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x