19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vacinação de cães e gatos na zona rural é concluída

Vacinação de cães e gatos na zona rural é concluída

09/04/2013 10h56 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Vacinação de cães e gatos na zona rural é concluída

A campanha promovida pela Prefeitura Municipal de Itirapina, através da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, concluiu a vacinação antirrábica, de cães e gatos, que ocorreu primeiramente na zona rural da cidade. 

 

Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária, Rodrigo Antonio Vicentim, ao todo foram aplicadas 1.140 doses da vacinação, “Em toda a área rural da cidade, foram vacinados 995 cães e 145 gatos”, diz.

Agora, os agentes preparam a campanha na zona urbana que acontecerá no próximo dia 21. De acordo com Rodrigo, toda a campanha tem a presença de uma veterinária. Para a vacinação que ocorrerá dentro da cidade, terá ajuda de alunos do curso de veterinária da Faculdade Unicastelo de Descalvado.

O fiscal da Vigilância lembra que a vacina aplicada não traz risco nenhum para o animal, mas ele ressalta que animais que estejam debilitados não podem ser vacinados por estarem com a imunidade baixa; caso o animal esteja assim, os agentes presentes na vacinação deverão ser notificados. “No caso das fêmeas que estiverem no cio, grávidas ou em fase de alimentação, não podem receber a dose”, diz.

O objetivo de vacinar cães e gatos em todo o município é prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, uma vez que houve caso positivo na zona rural, isso provavelmente em decorrência de a vacinação não ter ocorrido nos últimos três anos, por orientação do Ministério da Saúde, em razão de muitos casos de eventos adversos pós-imunização nos animais. “Além do mais, a vacina que está sendo usada na campanha é importada, garantindo a imunização e segurança”, ressalta.

Com a campanha realizada na cidade, os agentes informam que para que ocorra a vacinação do cão ou gato, o dono deverá comparecer com os animais até o ponto de atendimento mais próximo da residência. “Não será permitido que o dono leve a vacina pra casa”, finaliza.

 

Imunização

A vacinação antirrábica na cidade irá acontecer no dia 21 de Abril e quatro pontos estarão espalhados pela cidade, confira:

Em frente ao Ginásio Zezé Bonge – Jardim Nova Itirapina

Coreto do Jardim – Centro

Quadra de areia – Jardim dos Eucaliptos

Ponto de ônibus – Jardim Vale Verde

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x