27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vagas abertas para curso sobre espiritualidade

Vagas abertas para curso sobre espiritualidade

30/05/2012 08h25 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Vagas abertas para curso sobre espiritualidade

Para quem procura autoconhecimento, espiritualidade e saúde mental, as inscrições estão abertas para o II Módulo do Curso de Animagogia que funciona anualmente desde 2008. O curso é gratuito e ministrado por Adilson Marques, Yashiro Yamamoto e Marcos Roberto. A previsão para começar é para o dia 5 de junho.

O primeiro módulo do curso apresentou as principais contribuições de mestres como Jesus, Buda, Lao-Tsé, Krishna e Espírito Verdade.

Partindo do estudo da memória e da mente humana, através de pesquisas de mestrado e doutorado, Adilson Marques, criador do projeto Homospiritualis em 1999, sistematizou a animagogia em 2003, como uma proposta de educação espiritualista transreligiosa e também a Terapia Vibracional Integrativa (TVI), um tratamento bioenergético, comunitário e transpessoal. Ele afirma que as pessoas podem assistir a uma missa católica, mas praticar yoga e frequentar um terreiro de umbanda, sem preconceitos e distinções.

De acordo com Marques, a importância de participar é tornar-se voluntário do projeto Homospiritualis. Assim, “o participante compreende a filosofia do trabalho e as técnicas que são utilizadas para ajudar a pessoa a encontrar saúde física, mental, emocional e espiritual. Mas também é aberto para quem busca apenas autoconhecimento”.

O curso abrangerá os seguintes temas, umbanda segundo o espírito pai Joaquim de Aruanda; concepção de ahimsa proposta por Mahatma Gandhi; estudo psicossomático das enfermidades; e as técnicas de tratamento complementar utilizadas na Animagogia: Reiki, Apometria, Massagem Tailandesa, Shiatso, Fitosofia (utilização do poder da mente para criar fitoterápicos e essências florais) e a Terapia Vibracional Integrativa.

Para os interessados, as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico [email protected]. Os participantes que concluíram o módulo I não precisam se inscrever, estão automaticamente inscritos.

HOMOSPIRITUALIS – O projeto foi criado por quatro jovens residentes em São Carlos em 1999. A expressão caracteriza a humanidade do novo milênio, cuja característica é a busca espiritual, mas sem vínculos com doutrinas ou religiões instituídas. Ou seja, “o homospiritualis é transreligioso, apesar de respeitar a diversidade religiosa, mas busca mesmo é a sua espiritualização, sua metanoia, e não, necessariamente, seguir dogmas e rituais”, explica Marques.

O historiador das religiões, Mircea Eliade, classificava a humanidade em dois grupos, o Homo religiosus e o Homo profanus. O primeiro caracterizava as sociedades não-modernas e, o segundo, as sociedades modernas, ateístas e materialistas. Porém, nenhum dos dois conceitos dá conta de explicar a pessoa que hoje integra a novidade e a tradição, que assiste a uma missa católica, mas pratica yoga e vai conversar com um preto-velho em um terreiro de umbanda. Enfim, é essa espiritualidade sem fronteiras que caracteriza o que chamamos de Homo spiritualis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x